• Ageimagem

Verrugas são contagiosas? Confira o que é lenda e o que é verdade


PUBLICADA EM NOTICIAS.UOL.COM.BR (veja a matéria completa)

Elas podem aparecer nas mãos, cotovelos, plantas dos pés, pescoço, rosto, órgãos genitais e até na laringe. São as verrugas, uma forma de lesão causada pelo papilomavírus humano, popularmente conhecido como HPV.

A sigla faz referência direta às infecções que acometem os órgãos genitais, mas ela engloba um grupo de vírus com centenas de subtipos. As infecções que atingem as paredes vaginais e o colo do útero, por exemplo, são apenas um dos gêneros possíveis, segundo o dermatologista Reinaldo Tovo Filho, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Esses subtipos podem ser benignos, enquanto outros são agressivos, com tendência para o câncer.

As verrugas também não são todas iguais. As mais comuns são arredondadas, escuras e ásperas. Mas como explica o dermatologista Ricardo Limongi Fernandes, responsável pelo ambulatório de cosmiatria do Instituto de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Cruz, em São Paulo (SP), elas podem ser filiformes (finas e alongadas), plantares (que se desenvolvem nas plantas dos pés e, às vezes, são confundidas com calos), planas (como as que aparecem na face), entre outros tipos.

#saúde #pele #verrugas

0 visualização0 comentário