• Ageimagem

'Antes de consumir como rico, produza como um rico'


Conheça o perfil do economista Richard Rytenband

Matéria do site As Poupadoras

Nasci em São Paulo em uma família de origem judaica. Enquanto a maioria das crianças de quatro anos ganhavam brinquedos, eu já ganhava dinheiro. A minha relação com o dinheiro foi sempre muito natural. Aos seis anos já anotava para o meu pai as cotações das ações negociadas na bolsa através de um programa da extinta TV Manchete chamado Informe Econômico. Foi o meu primeiro contato com o mercado financeiro. Um fato engraçado é que na época a bolsa passava por uma grande queda e ao ver as cotações diminuindo dia após dia, cheguei a perguntar para o meu pai se ao final do ano elas estariam zeradas e começaria um novo jogo.

Aos 13 anos comprei minha primeira ação. A empresa se chamava Ferro Ligas, coloquei todas as minhas economias nela e o dinheiro do meu bar mitzvá (cerimônia feita aos 13 anos, quando os jovens judeus atingem a maioridade religiosa), mas as ações da empresa viraram pó e eu perdi tudo. A partir deste ponto decidi estudar muito mercado financeiro e com 17 anos já operava derivativos na minha própria mesa de operações.

Porém, sempre soube que não bastaria ser um bom investidor para criar riqueza, eu precisava aumentar minhas fontes de renda e para isto precisaria ser também um bom empreendedor. Com 19 anos criei meu primeiro projeto na internet, ao lado de Felipe Okazaki. O site se chamava osistema.com e se tratava de um jogo online sobre a corrida eleitoral. Com o passar dos anos criamos projetos na área da educação e patentes. Em 2011 decidimos unificar todos os nossos negócios na Timos, empresa que cria e investe em startups. Hoje atuamos na área da educação, serious games, música, mídia e eventos. Alguns conselhos:

- Se responsabilize. A partir do momento que paramos de culpar os outros ou eventos pelo nosso fracasso passamos a ter efetivamente o controle da nossa vida.

- Para criar riqueza se torne um bom investidor e empreendedor ao mesmo tempo. A combinação de explosão de rendimentos/receitas com despesas controladas propicia à pessoa atingir sua independência financeira rapidamente.

- Seja indispensável à sociedade, desta forma, mesmo pobre será questão de tempo para enriquecer novamente. O mesmo não ocorre com alguém rico, mas com uma filosofia de pobreza, que em questão de tempo empobrecerá, mesmo saindo de um estágio de riqueza.

- Admire o sucesso o alheio, se inspire e saiba que o mundo não é um jogo de soma zero, no qual para alguém ganhar, alguém tem que perder. Pelo contrário, o mundo é um lugar em que qualquer um pode criar riqueza do zero! Cerca de 70% das pessoas mais ricas do mundo saíram do zero!

-Não enriquece quem explora a sociedade, mas quem a melhor serve! Se você atender demandas, solucionar problemas, pode ter certeza que é questão de tempo para enriquecer.

-E por último uma frase minha que gosto muito: "Antes de consumir como rico, produza como um rico"!

Richard Rytenband é economista, palestrante e professor de Economia e Finanças. Ele é cofundador e coordenador pedagógico da InfoPRO Timos e Timos e criador de jogos educativos como A Pequena Grande Crise e Ciladania.

#richardrytenband #perfil #aspoupadoras

0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube