• Ageimagem

29 de Novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele


Matéria do Portal Jornal Impacto

Sociedade Brasileira de Dermatologia quer conscientizar a população para a prevenção da doença

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) este ano o Brasil terá, aproximadamente, 577 mil casos de câncer. A maior incidência será o de pele, tanto em homens como em mulheres. Cerca de 182 mil pessoas apresentarão a doença em 2014. E para lembrar a importância de prevenir-se da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai fazer ação de atendimento à população.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, 29 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que promove a campanha, disponibilizará postos de atendimento gratuitos pelo país. Os especialistas vão realizar exame preventivo para pacientes de alto risco para o câncer de pele. Algumas das características das pessoas que se enquadram nesse perfil são: pessoas com histórico da doença na família, indivíduos com a pele muito clara e pessoas com cabelos claros.

“Ninguém deveria morrer de melanoma. Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. O paciente de risco é o grande foco da ação do dia 29. Vamos orientar a população para indicar o que podem fazer para prevenir-se do câncer da pele e para mostrar àqueles que têm maior propensão ao desenvolvimento da doença, o que podem fazer para evitar o câncer. Também precisamos alertar que nada substitui a consulta ao dermatologista”, afirma o Dr. Marcus Maia, dermatologista e Coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele.

Este ano, a previsão é de atender cerca de 35 mil pacientes por 4 mil médicos voluntários. Cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e várias outras terão atendimento para identificação de risco para o câncer de pele; serão quase 140 postos distribuídos por todo o país.

Na data, os dermatologistas dedicarão um dia inteiro para avaliar o risco da população para a doença. A ideia é informar a população sobre a importância de prevenir-se do câncer. “Como o câncer da pele é um problema de saúde pública, a ação que estamos promovendo é importante para transmitir informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer, que é o mais comum no Brasil”, afirma Dra. Denise Steiner, presidente da SBD.

Novidades

Este ano, a campanha fez parceria com quiosques de algumas das praias mais famosas do Brasil (Copacabana, no Rio de Janeiro; Praia do Curral, em Ilha Bela (SP); e Praia do Forte, em Salvador (BA). Nos locais onde tiver guarda-sóis personalizados da ação, vai ser possível participar do Dia do Diagnóstico.

Uma ação mais ampla é desenvolvida no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, comemorado sempre no último sábado de novembro. No ano passado, foram cerca de 35 mil atendimentos e quase de 13% das pessoas atendidas foram diagnosticadas com câncer da pele. Outros 57% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem o uso de protetor solar. Na última campanha, realizada em 2013, cerca de 4 mil médicos voluntários e outros profissionais da área de saúde fizeram o atendimento gratuito em 140 postos montados em 23 estados.

Desde que as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer de pele começaram, há 14 anos, mais de 450 mil pessoas foram atendidas. Pacientes de risco são o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar a doença deve comparecer aos postos no dia 29 de novembro e realizar o exame preventivo gratuito:

- Pessoas com histórico de câncer de pele na família; - Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia; - As pessoas com cabelos claros; - Com olhos claros; - Que possuem pintas pelo corpo; - Que já sofreram queimaduras pelo sol; - Que possuem sardas na face e/ou ombros; - Que já tiveram câncer da pele; - Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção; - Que possuem pinta que muda de cor; - Que tem feridas que não cicatrizam; - Os idosos. - Os albinos.

Calculadora de risco para câncer da pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

Acesse a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/calculadora.aspx

Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.

#câncerdepelesbd #prevenção #useprotetorsolar

0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube