• Ageimagem

Acupuntura é usada contra rugas e celulites; médicos questionam eficácia


A engenheira Ana Paula Rahal, 43, sempre se cuidou, mas há dois anos resolveu contratar um reforço: tem feito acupuntura para atenuar as suas marcas de expressão no resto.

Ana Paula é uma das pacientes que têm procurado acupunturistas, técnica mais tradicionalmente ligada à redução da dor, para fins estéticos, como tirar rugas, acabar com a celulite, levantar o bumbum e reduzir gorduras localizadas.

A médica acupunturista Sley Tanigawa, de São Paulo, afirma que mesmo pessoas muito disciplinadas quanto aos cuidados estéticos podem precisar da acupuntura. "Para não precisar de Photoshop", diz.

Outra entusiasta da técnica é a acupunturista Valéria Kim, que tem 20 anos de profissão. Segundo ela, pacientes que apresentam gordura localizada podem perceber alguma melhora já em quatro sessões, de um total de nove necessárias.

Não são só as mulheres que buscam a solução nas agulhas: segundo Kim, uma das queixas mais comuns dos homens é o excesso de gordura lateral no abdome.Ela explica a sua técnica citando a importância do equilíbrio com energias yin e yang: a acupuntura ajudaria a melhorar a flacidez com energia yang; as rugas, com energia yin.

DIVERGÊNCIA

Nem todos os médicos compartilham o otimismo sobre as possibilidades estéticas da técnica.

A médica Denise Steiner, que é presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que não há nenhum parecer contrário à realização da acupuntura estética–área que não é abordada na residência médica nem cursos de especialização em dermatologia.Para a dermatologista, porém, os tratamentos que têm evidências científicas de eficácia são a aplicação de botox –tratamento com toxina que, quando injetada, paralisa os músculos faciais e elimina as rugas–, o peeling –provocação da descamação e renovação da pele com agentes químicos– e preenchimento de rugas com ácido hialurônico.

Há divergências entre os próprios acupunturistas.Hong Pai, médico acupunturista há mais de 30 anos, conta que sua experiência não permite dizer que a acupuntura faça mágica. O médico se diz cético em relação ao tratamento da obesidade e diz que efeitos como os de preenchimento de rugas são passageiros."A agulha estimula uma pequena reação inflamatória local, que aparentemente tira as rugas. Mas em pouco tempo o paciente tem que fazer acupuntura de novo."Já Kim e Tanigawa dizem que os efeitos são duradouros, e que às vezes é apenas necessária uma sessão mensal de manutenção.Na semana que vem, uma médica acupunturista taiwanesa,

I-Ju Chen, virá ao Brasil para apresentar uma nova técnica em um congresso de acupuntura, que consiste em implantar um fio cirúrgico (o catgut) dentro da barriga do paciente, o que o ajudaria a perder peso.Uma sessão de acupuntura estética, dependendo do especialista e do bairro, pode custar entre R$ 100 e R$ 300.

ESTUDOS

Pesquisas científicas feitas em larga escala têm tentado compreender se a acupuntura é eficaz.No que se refere ao alívio da dor, um trabalho com 18 mil pacientes financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos concluiu que os efeitos eram benéficos e não podiam ser explicados por mero placebo –ou seja, pela mera crença dos pacientes na sua melhora.Ainda não há, porém, grandes estudos sobre os efeitos estéticos da técnica.

#sbd #acumputura #cuidados #dermatologistas

0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube