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Como montar a lancheira do meu filho?


Nutricionista dá dicas para preparar o lanche das crianças na volta às aulas

Uma das dúvidas de muitos pais na volta às aulas é como preparar corretamente a lancheira do filho, sem fugir de hábitos saudáveis. Uma boa alimentação é fundamental para o bem estar físico da criança, influenciando também na vida social e emocional da criança.

A nutricionista Roseli Ueno que tem experiência profissional em Crianças, Terapia Intensiva, Gestantes, Obesidade, Patologias em geral e Qualidade de Vida, dá dicas de como montar corretamente a lancheira das crianças e o que evitar.

Dicas para preparar o lanche das crianças

- Prepare frutas picadas em potes (pode usar manga, salada de frutas, kiwi, carambola, melancia, melão, ameixas, pêssegos);

- Evite produtos industrializados como sucos de caixinha, bolachas de pacote;

- Mantenha os alimentos refrigerado em uma lancheira que mantenha a temperatura, se for, por exemplo, usar iogurtes;

- Troque os salgadinhos de pacote por amêndoas, nozes, pekan, castanha de caju, castanha do pará sem sal, eles oferecem fonte e gordura boa, Omega 6, e fortalecem mais o organismo da criança;

- Mande na lancheira barras de cereais ou barras de frutas como bananada sem adição de açúcar;

- Frutas desidratadas como maçã, abacaxi, etc. são boas opções;

- Água de coco natural ou de caixinha de uma boa marca - hidrata e repõe minerais, e tem menos calorias. Verifique no rótulo também se não tem adição de açúcar na versão que diz ser 100% natural;

- Faça sanduíches feitos com pães integrais, saladas de recheio, queijo, requeijão, presunto magro, peito de peru. Coloque também uma folha de alface, cenoura ralada, tomates, assim é possível melhorar o consumo de fibras no dia e ensinamos e estimulamos a comer verduras sempre;

- É preciso ensinar a criança a tomar água e não confundir a sede com a fome, evite deixar a criança “matar” a sede com sucos industrializados adoçados, refrigerantes, sucos naturais com açúcar;

- Planeje a semana para não ter que montar a lancheira com o que tem em casa e muitas vezes não são frutas, bolos feito em casa, etc.

- Evite deixar a criança comer frituras na cantina da escola;

- Não compre só que a criança gosta. Os pais precisam educar a criança a comer de tudo, a experimentar, porque será muito fácil errar na lancheira. Crianças gostam de doces salgadinhos de pacote, bolachas, etc.;

Sobre a Dra. Roseli

Roseli Ueno Ninomiya – Nutricionista - Formada pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em equipe multidisciplinar na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Experiência profissional em Crianças, Terapia Intensiva, Gestantes e Nutrizes, Obesidade, Patologias em geral e Qualidade de Vida.

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