• Ageimagem

Mãe depois dos 40? Veja metódos para preservar a fertilidade


A idade é a maior vilã, já que uma mulher de 35 anos tem 80% mais chances de engravidar do que uma de 40 anos; hábitos saudáveis podem ajudar

Carolina Ferraz, 46 anos, está grávida pela segunda vez. Sua primeira filha, Valentina, tem 20 anos, e a atriz confessou, sem esclarecer detalhes, que fez tratamento para engravidar novamente, após uma gestação que não deu certo. Aos sete meses de gravidez, Carolina é um dos exemplos de que adiar a maternidade, tendo ou não um filho anterior, faz parte da realidade da maioria das mulheres no mundo e no Brasil, por conta principalmente dos estudos, vida profissional atribulada e ausência de parceiro. A atriz, porém, é uma exceção, já que a tendência esbarra num fator biológico inexorável: a fertilidade diminui com o avanço da idade.

“Melhor qualidade dos óvulos existe até por volta dos 35 anos. Após essa idade e, principalmente depois dos 40, há perda dessa qualidade, redução da taxa da fertilidade, aumento de malformações e taxa de perdas da gravidez (abortamentos no primeiro trimestre)”, disse o ginecologista e obstetra Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe. Isso ocorre porque a mulher nasce com seus óvulos já produzidos durante a vida fetal. Portanto, eles também envelhecem ao longo dos anos. “Os melhores óvulos são os primeiros a serem perdidos: aos 25 anos, mais de 70% deles já foram descartados pelo corpo. Uma mulher de 35 anos tem 80% mais chances de engravidar do que uma de 40 anos. A partir daí, as possibilidades podem ser muito pequenas”, comentou Karla Zacharias, especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.

A infertilidade é considerada quando o casal está há pelo menos um ano tendo relações sexuais regulares sem qualquer método anticoncepcional. Nesse caso, será realizada uma avaliação dos dois, que inclui perguntas sobre histórico de saúde, exame físico e exames complementares. “A partir daí, dependendo da causa da infertilidade, será pensado no melhor procedimento a ser feito, que pode variar entre diversos tratamentos de indução de ovulação, passando por cirurgias para retirada de miomas, pólipos, endometriose e até reprodução assistida, como a fertilização in vitro”, comentou a ginecologista Bárbara Murayama, coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho.

Mas a gravidez tardia tem seus benefícios. Segundo Bárbara, estudos vêm observando que a maioria das mulheres com mais de 45 ou 50 anos têm bons resultados quando conseguem engravidar e são capazes de lidar com tensões físicas e emocionais da gravidez e da maternidade. “Com o uso de técnicas de reprodução assistida, já foram relatados gravidez de mulheres com de 66 anos e até com 70 anos. A mais velha a alcançar uma gravidez naturalmente concebida foi de 57 anos”, disse a médica.

Dicas

Algumas ações simples podem ser importantes para a conservação dos óvulos das mulheres que querem esperar mais tempo para engravidar. Que fique claro: elas apenas ajudam, mas não impedem o envelhecimento ovariano. “Vejo constantemente mulheres lindas com ótimos hábitos de vida que imaginam estarem ‘protegidas’ e com ótima fertilidade mesmo após os 40 anos. É importante orientarmos as pessoas que hábitos de vida saudável é a peça-chave em múltiplas doenças, mas para a fertilidade a peça fundamental é a idade”, alertou o ginecologista Massaguer. Confira dicas das médicas Bárbara e Karla:

1 - Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada (rica em vegetais e proteínas – frutas, verduras, legumes e grãos- e pobre em açúcares e gorduras) associada à atividade física regular, o que propicia um retardo no envelhecimento celular em geral, diminuindo a formação de radicais livres, que são os “vilões” quando se fala em desgaste da qualidade dos óvulos.


0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube