• Ageimagem

Projeção do INCA aponta quase 200 mil novos cados de câncer de pele em 2015 no Brasil


Campanha em Praia do Forte (BA) chama atenção para a gravidade do problema

O câncer de pele não-melanoma será o mais incidente na população brasileira em 2015. A constatação é do Instituto Nacional do Câncer, que estima 182 mil novos casos no país neste ano. De acordo com a projeção, serão aproximadamente 576 mil novos casos de cânceres em geral.

Para chamar atenção da gravidade do problema e alertar a população sobre os riscos da exposição ao sol sem os cuidados necessários, Praia de Forte recebe uma campanha com ações em várias partes do vilarejo. A iniciativa é parte doCongresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que acontece em Costa do Sauípe de 17 a 21 de abril. Será um final de semana de troca de informações e ensinamentos.

Na sexta-feira, às 14h, médicos dermatologistas vão conversar com pescadores e colaboradores do Projeto Tamar e detalhar os riscos e as formas de prevenção do câncer de pele. “Eles foram estrategicamente selecionados, pois se expõem aos raios UV com muita frequência”, conta o dermatologista e presidente do congresso, Dr. Paulo Barbosa. Logo depois, às 15h, será a vez de crianças de escolas municipais participarem de uma aula especial, no anfiteatro doInstituto Baleia Jubarte.

Na ocasião, serão distribuídas 400 revistas de uma edição especial da Turma da Mônica, explicando de maneira lúdica do que se trata o problema e como preveni-lo. As ações continuam no sábado, 18, na praia. A partir das 10h, os turistas e moradores que aproveitarem o feriado no local vão receber filtro solar gratuito além de cartilhas educativas sobre o câncer de pele. Haverá também soltura de tartarugas marinhas como parte da ação.

Durante o final de semana, telões irão mostrar informações e dicas úteis para o público que visitar o Projeto Tamar. Finalmente, no domingo, o espaço recebe os médicos congressistas para uma exposição e projeções no palco que detalham o câncer de pele, a partir das 17h.

Tipos de câncer de pele

Existem três tipos de câncer de pele: o Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e o Melanoma. O CBC é o mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. Surge nas células que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele), tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Eles aparecem com mais frequência em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

Já o CEC é o segundo mais prevalente: manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única.

Finalmente o Melanoma. Trata-se do tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele. Tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, quando se trata de melanoma, a “pinta” ou o “sinal” em geral mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita.

PROJETO TAMAR

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. O Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

INSTITUTO BALEIA JUBARTE

O Instituto Baleia Jubarte (IBJ) tem a missão de conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil, contribuindo para harmonizar a atividade humana com a preservação do patrimônio natural. Surgiu em 1996 e conta com sede em Caravelas e Praia do Forte. Hoje, os esforços se tornam cada vez mais efetivos para a conservação da vida marinha.

O Congresso

http://www.bahia2015.com.br/

O Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica ocorre anualmente desde 1989 e é o único evento científico da especialidade no Brasil. As inovações e a busca por novidade sempre foram uma importante característica do evento: cursos práticos e workshops com demonstração de modalidades terapêuticas e cirúrgicas fazem parte da programação do congresso da SBCD, por exemplo. Em mais de 20 anos de história, o Congresso já passou por locais como Curitiba, Brasília e Campos do Jordão.

A SBCD

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) é a segunda maior sociedade da especialidade do mundo, com 1800 associados. Fundada em 1988, a SBCD divulgou a subespecialidade médica pelo Brasil e impulsionou o reconhecimento da Cirurgia Dermatológica como uma das mais importantes áreas de atuação do dermatologista. A promoção da prática, do ensino, da pesquisa e o treinamento científico dos especialistas são algumas das missões da SBCD.

SERVIÇO

O que? Campanha de Combate ao Câncer de Pele.

Onde? Centro de Visitantes Projeto Tamar e Instituto Balei Jubarte – Praia do Forte – Mata de São João (BA).

Quando?

17/04 – Projeto Tamar (14h) – Aula para colaboradores e pescadores

17/04 – Instituto Baleia Jubarte (15h) – Aula show para crianças

18/04 – Praia - Praia do Forte (10h) – Distribuição de filtro solar e material educativo

18/04 – Sauipe Class (16h30) – Soltura de tartarugas

19/04 – Projeto Tamar (17h) – Voz, Violão e Projeção Multimídia

#release #CongressoBrasileirodeCirurgiaDermatológica #dermatologistas #SBCD #campanhadecombateaocancerdapele

1 visualização0 comentário