• Ageimagem

Saiba como escolher a cadeira certa para o seu escritório


Matéria do Portal MSN

Escolher a melhor cadeira para trabalhar ou para o seu escritório nada tem a ver com decoração, mas, sim, com conforto.

cadeira.jpg

Não por acaso, nos últimos tempos, a ergonomia passou a nortear a criação e a produção dessas peças, desenhadas para garantir bem-estar e saúde para a coluna. Uma famosa pesquisa do ergonomista americano E.R. Tichauer revelou que a cadeira adequada acrescenta até quarenta minutos produtivos em cada dia trabalhado. Faz sentido se pensarmos que, mesmo sem nos darmos conta, muitas vezes levantamos apenas para relaxar a musculatura quando nos sentimos incomodados em alguma posição.

É preciso estar atento a alguns detalhes na hora de comprar a sua cadeira. Nem sempre design arrojado é sinônimo de conforto. “A primeira coisa a conferir é se o produto oferece regulagem de altura', aponta Rogério Vidal, ortopedista e especialista em coluna do Hospital das Clínicas. “Isso é importante porque precisamos ficar com os pés apoiados no chão enquanto sentados. Se você é baixo ou a mesa é alta, a regulagem resolve', explica.

Segundo o especialista, manter os pés apoiados enquanto você trabalha é essencial para relaxar a lombar, pois elimina a tensão da região. “Você acaba se sentindo muito melhor', observa. Se mesmo com a regulagem da cadeira os pés ficarem flutuando, a solução é simples: comprar apoios específicos ou então usar o que tiver à mão. De banquinhos a listas telefônicos, livros, caixas, vale tudo para garantir um bom apoio para os pés.

Da mesma forma, a lombar, que recebe todo o peso do nosso corpo, precisa de apoio. Atualmente, muitos fabricantes desenham modelos com uma curvatura da metade do encosto para baixo. Se mesmo com esse artifício a sua coluna lombar não estiver totalmente apoiada, uma almofadinha resolve. O ideal é que ela seja fofa e preencha toda a curva sem forçar as costas, explica Rogério, ressaltando, ainda, que o encosto deve chegar à altura dos ombros. Em tempo: não se esqueça de escolher um modelo com assento estofado.

Manter a postura é outro fator essencial para evitar as terríveis dores nos ombros. E, para isso, você precisa ficar atento à posição dos braços enquanto está sentado. Eles também devem estar apoiados na mesa ou nos braços da cadeira —se as peças forem reguláveis, melhor ainda.

“Mesmo com todo o conforto, é comum sentir dores depois de passar horas na mesma posição. Apesar de não parecer, ficar muito tempo sentado é um esforço físico também, porque muitos músculos ficam trabalhando sem descanso', observa o ortopedista. “Por isso, é bom levantar de uma em uma hora para dar uma voltinha e se alongar durante cinco minutos. Com isso, até a concentração vai melhorar.'

#escritório #ortopedista

0 visualização0 comentário