• Ageimagem

Motorista, olha a postura! Ortopedista dá dicas para direção confortável e segura


Matéria do Portal MSN

A principal queixa dos motoristas ao adentrar o consultório do ortopedista Rogério Vidal de Lima é a dor na coluna. “A maioria costuma sentir incômodo na região lombar, normalmente porque não encontra uma posição legal no veículo e acaba descuidando da postura', explica o médico especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas.

Manter a postura correta é tão importante para um motorista ao volante quanto para qualquer profissional que passa boa parte do dia sentado na mesma posição. Além de evitar dores, cuidar do posicionamento do corpo evita problemas mais sérios e permanentes na coluna.

BBkZXHT.jpg

A palavra de ordem é ajustar. “O mais importante é procurar uma posição confortável', orienta o ortopedista. “O banco não precisa estar a 90 graus, mas também não deve ficar muito deitado. Encontre um meio termo e vá ajustando', explica. Atente-se para a lombar, que deve estar encaixada naturalmente no encosto. Se sentir necessidade, lance mão de uma almofadinha.

De acordo com Rogério, os braços precisam ficar levemente flexionados: nem esticados, nem dobrados demais. A mesma regra vale para as pernas, sendo essencial manter os calcanhares apoiados no assoalho do carro. “Uma postura adequada também favorece o controle da direção', alerta.

Outra dica para evitar dores no pescoço e nas costas é manter a cabeça alinhada ao encosto. Nesse caso, a altura do banco também deve ser proporcional à altura do motorista. “O conforto costuma ser maior quando o volante fica mais ou menos na linha do queixo', pontua o especialista.

“A cada pelo menos duas horas, é essencial que o condutor faça intervalos de 20 minutos. Mas é preciso se movimentar, andar de um lado para o outro, se alongar', orienta. “É recomendado também fazer atividade física. Isso melhora a condição muscular e faz com que as dores diminuam.'

Fonte: Dr. Rogério Vidal de Lima é especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, em São Paulo, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of Orthopaedic Surgeons.

#Portais

0 visualização0 comentário