• Ageimagem

Os perigos do contato com o amianto


Dra. Lelia Josuá, médica especialista em alergologia e pneumologia, fala sobre os perigos do contato com o amianto

O amianto também conhecido como asbesto é uma substância largamente utilizada em caixas d'águas, telhados entre outros. Ele pode provocar várias doenças no pulmão como a asbestose (fibrose pulmonar), placas pleurais e o mesotelioma (câncer extremamente agressivo que afeta a pleura). Essas doenças não tem cura e são altamente debilitantes.

A asbestose é considerada uma doença ocupacional (adquirida no ambiente de trabalho) pelas pessoas que lidam com o amianto, como os profissionais da construção civil. No Brasil, existe um projeto de lei tentando proibir o uso do amianto. O relatório sugere a desativação da única mina de amianto ainda em operação no Brasil, localizada em Minaçu, Goiás.

Em alguns estados brasileiros como o Rio de Janeiro, São Paulo Rio Grande do Sul e Pernambuco já é proibida a industrialização e a comercialização de todos os tipos de amianto.

Dra. Lelia Mara Josuá

www.leliajosua.com.br

Dra. Lelia Josuá é médica alergista graduada pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO - com especialização em alergologia e pneumologia. Possui mais de dez anos de experiência e dedicação exclusiva em Alergologia.

É diretora da rede Air Clinic, voltada para o tratamento da alergia e de doenças respiratórias. A Rede Air Clinic se destaca por oferecer aos seus pacientes tratamentos humanizados usando tecnologia de ponta.

#news

0 visualização0 comentário