• Ageimagem

Workshop de Cuidados Paliativos em Pediatria recebe médico do renomado Hospital SickKids do Canadá


Três dias para discutir a abordagem dos cuidados paliativos em pediatria no cenário atual do Brasil é a proposta do Workshop de Cuidados Paliativos em Pediatria, que será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo. O evento, que receberá profissionais da saúde de diversas partes do país, será realizado pelo INCTR - Rede Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer em parceria com a TUCCA - Associação para Crianças Adolescentes com Câncer e contará com o apoio do Hospital Santa Marcelina.

"Nossa intenção com o workshop é colaborar para que profissionais envolvidos possam prestar assistência de excelência aos pacientes oncológicos e seus familiares, priorizando a qualidade de vida, o cuidado e o conforto tão imprescindíveis nos casos terminais e discutir estratégias para melhorar o acesso a cuidados paliativos de qualidade em diversas regiões do país”, destaca o Dr. Sidnei Epelman, diretor do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, presidente do INCTR e da TUCCA, sobre a importância da realização do evento.

O convidado especial do workshop é o Dr. Adam Rapoport, diretor médico do primeiro Hospice Pediátrico de Toronto, no Canadá, e diretor médico da Equipe de Atendimento Avançado do Hospital SickKids. Ele virá ao Brasil, pela primeira vez, e compartilhará com os presentes a sua ampla experiência na prática dos cuidados paliativos, apresentando o modelo de assistência do Hospital SickKids, Canadá e as questões éticas envolvidas no tema.

Entre as atividades, está programada uma visita ao TUCCA Hospice Francesco Leonardo Beira, o primeiro hospice pediátrico do Brasil, idealizado pela TUCCA e inaugurado em 2013. O atendimento oferecido é totalmente gratuito, priorizando a importância de manter a qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos por meio de assistência multidisciplinar prestada pela mesma equipe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, que vem acompanhando o paciente desde o diagnóstico e durante todo o tratamento.

“Esse é um dos grandes diferenciais do hospice da TUCCA, que presta assistência à criança e ao adolescente em cuidados paliativos, com a integração da família, 24 horas por dia. Nosso objetivo com essa medida é manter o elo de confiança estabelecido entre a equipe, o paciente e a família, oferecendo conforto e todo o suporte necessário, neste momento tão delicado ”, explica a psicanalista e vice-presidente da TUCCA, Claudia Epelman.

Confira a programação completa:

18 de Novembro

Manejo de Sintomas

9h - Caso I - Adolescente com osteosarcoma metastático Dr. Adam Rapoport

10h30 - Coffee Break

11h - Caso II - Criança com tumor cerebral Dr. Adam Rapoport

12h30 - Almoço

13h30 – Hospice – Uma alternativa para Cuidados Paliativos em Pediatria Dra. Claudia Epelman

14h30 - Discussão de Caso

19 de Novembro

Final da Vida e Luto

9h - Quando a criança morre: Apoio à família e à equipe Dr. Adam Rapoport

10h30 - Papel da equipe na assistência ao paciente em cuidados paliativos/terminal Dra. Arli Pedrosa 11h - Coffee Break

11h30 - Planejando o cuidar ao final da vida Dr. Adam Rapoport

12h30 - Discussão e considerações finais

#TUCCA #Workshop #CuidadosPaliativos #HospitalSickkids #Canadá #RedeInternacionalparaTratamentoePesquisadoC #INCTR #AssociaçãoparaCriançasAdolescentescomCâncer #HospitalSantaMarcelina #DrSidneiEpelman #DrAdamRapoport #News

1 visualização0 comentário