• Ageimagem

Testes clínicos em humanos revelam o potencial terapêutico das Células-tronco Mesenquimais


O material genético vem sendo testado no tratamento e prevenção de mais de vinte doenças, entre elas o AVC, doenças degenerativas, cardíacas, pulmonares e problemas ósseos.

As células-tronco mesenquimais são células capazes de se transformar em diversos tecidos incluindo osso, tendão, cartilagem, gordura, músculo esquelético, dentre outros. Elas secretam fatores que previnem o envelhecimento, estresse oxidativo, inflamação e a morte de células.

Testes clínicos estão sendo desenvolvidos em laboratórios para utilização das células-tronco no tratamento e na prevenção de várias doenças. No mundo já existem mais de 200 pesquisas sendo realizadas com seres humanos no momento utilizando células-tronco mesenquimais, segundo o site Clinical Trials afiliado ao NIH, principal órgão de regulamentação deste setor nos EUA.

Só no Brasil, 13 estudos estão em andamento ou foram concluídos segundo este site. Dentre eles, destacam-se:

1. ENFISEMA PULMONAR: HC PORTO ALEGRE (RS), UFRJ, PUC-PR

2. LABIO LEPORINO: HOSPITAL SIRIO LIBANES (SP)

3. ANEMIA APLASTICA: USP

4. LESÃO MEDULAR: HOSPITAL SAO RAFAEL (BA)

5. OSTEOARTRITE: PUC-PR

6. DIABETES: USP

7. DEGENERAÇÃO RETINA: USP

8. LIPODISTROFIA: HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO (RJ)

9. CARDIOPATIA: SANTA CASA DE CURITIBA (PR), PUC-PR

10. RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA: USP

As células tronco, como o resto do nosso corpo, envelhecem e, no organismo, estão sujeitas a fatores ambientais, carcinogênicos, tóxicos, poluentes e infecciosos. Elas podem ser extraídas do tecido do cordão umbilical ou, no caso da gordura, por meio de lipoaspiração, biópsias minimamente invasivas, procedimentos cirúrgicos diversos ou parto cesárea. A partir daí é feito o armazenamento.

“O quanto antes armazenarmos as células-tronco, mais estaremos preservando o seu potencial de multiplicação e diferenciação em outros tecidos", afirma Eder Zucconi, diretor científico da StemCorp.

Quem procura a StemCorp, único banco de armazenamento do país que trabalha exclusivamente com células-tronco mesenquimais de diferentes fontes, precisa fornecer dados cadastrais e assinar um contrato. No momento indicado, a StemCorp envia um profissional habilitado para realizar a coleta. Esse material é transportado para o laboratório onde as células-tronco mesenquimais são isoladas. Logo depois, elas são congeladas a -196 graus Celsius e armazenadas em tanques de nitrogênio permanecendo assim até que venham ser utilizadas.

"As células-tronco armazenadas em condições adequadas, podem ser mantidas por tempo indeterminado. As células mais antigas congeladas datam de mais de 20 anos e, quando descongeladas, conservam suas características funcionais e de viabilidade, permitindo aplicações clínicas", conclui Zucconi.

Diferenciais da Stemcorp

A equipe da StemCorp tem mais de 10 anos de experiência em células-tronco com doutorado e pós-doutorados na Universidade de São Paulo, na Universidade de Michigan e Harvard, nos Estados Unidos. Toda a tecnologia desenvolvida pela StemCorp dentro da universidade conta com protocolos validados em diversos artigos científicos internacionais. A StemCorp desenvolve várias frentes de pesquisa no Brasil, voltadas para o tratamento de distrofias musculares, lesões ósseas, lesões de cartilagem, bioengenharia de órgãos, lesões de pele e tratamentos estéticos. Já desenvolveu tecnologia para multiplicar, caracterizar e diferenciar as células-tronco mesenquimais em laboratório, sem produtos de origem animal e seguindo as mais rigorosas normas recomendadas pela Sociedade Internacional de Terapia Celular.

#News #news #Célulastronco #CélulastroncoMesenquimais #materialgenético #Stemcorp #Estudos #Pesquisas #EderZucconi

0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube