• Ageimagem

Proteja seus olhos no verão


Matéria da Revista Pense Leve

No verão, não é apenas a luz solar que aumenta, mas também incidência dos raios ultravioleta, que não são visíveis aos olhos, mas que podem afeta-los em longo prazo, uma vez que possuem efeito cumulativo. "Não sentimos os raios infravermelhos, mas eles causam doenças para o nosso organismo. Nos dias de sol forte, mesmo com uma exposição rápida, os danos podem ser agudos”, comenta Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone e com pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School.

Entre os problemas mais comuns, causados pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB está o espessamento ou câncer na conjuntiva, ceratite, catarata, degeneração do vítreo, queimadura da retina e degeneração macular. “A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente e a prevenção tem que começar na infância. Se esse cuidado for tomado desde cedo, as doenças que costumam aparecer após os quarenta podem ser evitadas ou atenuadas”, lembra o cirurgião-oftalmologista. É preciso ressaltar que mesmo em dias nublados, também é necessário fazer uso de óculos ou chapéus para proteger a visão. “Em dias nublados os raios de sol passam através de nuvens finas, por isso é importante usar óculos de sol. Os ultravioletas estão refletidos na areia, na neve, em grandes paredões de centros urbanos e no chão da rua”.

Confira os cuidados necessários ao escolher os melhores óculos de sol, listados pelo especialista:

1. Os óculos deve envolver a face de um lado ao outro, pois isso evita que os raios penetrem pela lateral.

2. Escolha lentes com filtros que bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB.

3. Para maior conforto, opte pelas lentes que contam com tratamento antirrisco, antirreflexo e polarização, que evitam dores de cabeça e astigmatismo.

6. Segundo Neves, o melhor é dar preferência a lentes com cores que favoreçam as atividades e necessidade individuais. As de cor âmbar ou castanho, por exemplo, oferecem boa noção de contraste e são ideais para dirigir.

#Cuidadocomosolhos #saúdeocular #olhosnoverão #olhos #verão

0 visualização0 comentário