• Ageimagem

TUCCA e Hospital Santa Marcelina: Parceria na cura do câncer infantojuvenil


TUCCA atinge o marco de 2.500 crianças e adolescentes com câncer assistidos em parceria com o Hospital Santa Marcelina

Dia 15 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil

Para ter uma ideia sobre a gravidade do câncer infantil, no Brasil, em 2014, surgiram quase 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes até os 19 anos. Os dados são alarmantes e o câncer já é a doença que mais provoca mortes nessa faixa etária. Os tumores que acometem crianças e adolescentes têm, na sua maioria, curtos períodos de latência, são mais agressivos e crescem rapidamente. Porém, respondem melhor ao tratamento e, segundo o INCA, são considerados de bom prognóstico.

Felizmente, os tratamentos de diversos tipos de câncer infantil têm evoluído consideravelmente e, hoje em dia, diagnósticos feitos precocemente em conjunto com os avanços científicos obtidos nos últimos anos e a tratamentos individualizados, podem aumentar significativamente os índices de cura da doença.

“Nosso objetivo é chegar a 100% de cura do câncer infantojuvenil. É uma meta ambiciosa, mas é o nosso objetivo. Estamos certos que investindo fortemente na capacitação continuada da equipe multidisciplinar de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina, buscando novas estratégias terapêuticas, promovendo o diagnóstico precoce e estabelecendo importantes parcerias, o aumento nos índices de cura do câncer infantil, sobretudo nos países em desenvolvimento, é uma realidade cada vez mais próxima”, afirma Dr. Sidnei Epelman, oncologista pediatra, presidente da TUCCA e diretor do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, São Paulo.

A TUCCA foi fundada em 1998 pelo oncologista pediatra Dr. Sidnei Epelman, sua esposa, a psicanalista Drª. Claudia Epelman, pais de pacientes e amigos na busca por recursos para garantir a crianças e adolescentes carentes com câncer, que não tinham condições de pagar por um tratamento adequado.

Visando otimizar recursos, em 2001, a Associação firmou uma parceria com o Hospital Santa Marcelina, situado em Itaquera, onde foi criado o único centro de oncologia pediátrica da Zona Leste de São Paulo, que serve também a nove municípios vizinhos. Desde então, a TUCCA passou a tratar de todos os tipos de câncer infantojuvenis e a aplicar os recursos arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o melhor tratamento e atingir os melhores resultados, sem nenhum custo ao paciente e à família.

A TUCCA, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, já beneficiou mais de 2.500 crianças e adolescentes carentes com câncer atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos.

Tratamento multidisciplinar de excelência

Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes e familiares durante o tratamento do câncer e no retorno às atividades diárias.

Diariamente as crianças e os adolescentes assistidos no ambulatório têm contato com atividades fundamentais para auxiliá-los a retomarem suas rotinas e terem uma vida produtiva, minimizando as possíveis sequelas físicas e psicológicas decorrentes do tratamento. “Com a prática do cuidado integral, conseguimos elevar a adesão ao tratamento e capacitar jovens e familiares para a vida após o câncer”, comenta a Drª. Claudia Epelman, psicanalista, vice-presidente da TUCCA e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.

“O câncer infantil tem um impacto muito forte na vida da família inteira, e a TUCCA acredita que é necessário tratar não apenas a doença, mas do paciente e de sua família como um todo”, finaliza Drª. Claudia Epelman, vice-presidente da TUCCA, psicanalista e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina

Conheça mais em www.tucca.org.br

Visite a página da TUCCA no facebook:

https://www.facebook.com/tuccainstitucional?fref=ts


0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube