• Vix

Prática comum descoberta por Procon em salões de beleza é perigosa para mulheres


Uma inspeção feita pelo Procon de São Paulo em salões de beleza da capital encontrou (em todos eles!) produtos fora da data de validade tanto para os cabelos, como para a pele e itens como esmaltes e maquiagens. A utilização de cosméticos já vencidos é um problema porque, além de não terem mais o efeito desejado, podem causar reações alérgicas.

O dermatologista Cristiano Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, explica o que acontece. "Quando está com o prazo de validade vencido, todo produto perde a eficácia. Mas não necessariamente a pessoa irá desenvolver um quadro alérgico ao usá-lo. Isso vai variar de acordo com cada caso. Na hora em que o produto vencido é aplicado, a pessoa não sente nada. Geralmente não se observa dermatite de contato, irritação, coceira, ardência… São casos muito raros. Mas vai muito da sensibilidade de cada um", diz.

Riscos de cosméticos com validade vencida

O mais importante, segundo ele, é prestar atenção na data que consta no rótulo e, depois que passar, descartar o produto. "Seja um item para a pele, cabelo, unha, há um prazo de tolerância de duas a três semanas após a data que consta na embalagem. E os próprios farmacêuticos recomendam que, depois desse prazo, não seja mais usado", diz.

Além disso, uma forma de perceber se o produto está estragado, é observar se o aspecto mudou. "A coloração ou a consistência diferentes, o odor, cristais no fundo do frasco, são sinais que indicam que, mesmo antes do prazo de validade, pode ter estragado. Isso acontece por vários motivos, como erro de armazenamento, que podem alterar a química do produto", explica.

Mas, no caso de um salão de beleza, não há como o cliente conferir a data de validade dos produtos utilizados, o que aumenta riscos já existentes. "Produtos para alisamento dos fios, por exemplo, mesmo dentro da validade, podem oferecer riscos como dermatite de contato, queda de cabelos, entre outros. Quem dirá então um produto que você não sabe a data ou que já passou da validade", alerta.

A dica do profissional é que cada pessoa leve para o salão o cosmético que será usado, seja ele um esmalte, maquiagem ou produto para o cabelo. "A cliente pode perguntar para o profissional que produto ele recomenda, comprar e levar. No caso das unhas, a manicure vai passar o esmalte em quem tem micose, guardar o pincel no frasco e depois em outra pessoa. Isso pode causar uma infecção grande. Então, se possível, a orientação é levar", diz.

Em casos de surgirem alergias de pele pelo corpo ou no couro cabeludo, um dermatologista deve ser consultado. No geral, são receitados cremes de corticóide e antialérgico e o tratamento costuma ser simples.

Alergia a cosméticos

Entre os cosméticos com validade vencida, o que tem mais chances de levar a uma reação alérgica na pele é o perfume. E quanto mais tempo tiver passado, pior, pois pode haver contaminação por bactérias e fungos.

Outro exemplo é o batom. "A mulher já passa nos lábios que têm milhões de bactérias. Imagine então quando esse produto tiver perdido a função do conservante, quantos micro-organismos vão ser transmitidos! O risco de infecção é grande", afirma.

O mesmo vale para itens de maquiagem para os olhos, como rímel, lápis e delineador. "São produtos cheios de bactérias e fungos, o risco de uma conjuntivite ou até uma úlcera de córnea, é maior. Os oftalmologistas nos relatam que pegam muitas complicações", finaliza.

Confira a matéria completa em: http://www.vix.com/pt/beleza/543906/saude-em-risco-pratica-errada-em-saloes-de-beleza-e-flagrada-em-blitz-do-procon

#DrCristianoKakihara #cosmeticos #beleza #dermatologista

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube