• Ageimagem

5 dicas para você preservar a coluna e evitar dores na viagem de férias


O ortopedista Mauricio Martelletto mostra que medidas simples podem evitar sérios transtornos 

As férias tão esperadas chegaram e você está pronto pra botar o pé na estrada. É tempo de lazer, descanso e diversão. Mas não custa nada tomar alguns cuidados para aproveitar ao máximo o seu passeio. O Dr. Mauricio Marteleto preparou algumas dicas bem legais pra que você possa realizar, sem problemas, e com saúde tudo aquilo que planejou.  "São cuidados básicos de postura e outras medidas que você deve adotar do começo da viagem até chegar ao seu destino", afirma o ortopedista.

1 - O cuidado começa pela mala: modelo e peso

O peso da mala pode ser um grande problema para sua coluna. Evite o peso excessivo porque ele pode exigir um esforço que seu corpo não está acostumado a fazer. Portanto, pense bem na hora de escolher o modelo da mala (com rodinhas ou de costas) e não se esqueça de dobrar os joelhos e manter a coluna ereta quando for carrega-la. Se for usar mochila, evite os movimentos bruscos e o excesso de peso.

2 - Cuidado com a postura

Tanto no trajeto, quanto nos dias de descanso, a preocupação com a postura tem que ser constante. Evite fazer movimentos bruscos ou fora dos padrões que você costuma realizar para evitar o temido “mau jeito” ou “travar” a coluna como dizem popularmente. Além disso, atividades muito intensas costumam provocar  fadiga muscular e dor intensa que persistem por alguns dias.

 3 - Posição do assento durante o trajeto

Tanto para o motorista quanto para o passageiro, a posição do banco é fundamental para ter uma viagem tranquila. No caso dos motoristas, a distância correta entre o banco e o volante pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. A lombar deve ficar totalmente apoiada no encosto do banco. Evite curvar o corpo: o banco não pode ficar muito atrás e nem muito à frente. Não limite os movimentos dos braços. Eles não devem ficar completamente esticados e nem muito dobrados. Essas posições causam tensão nos músculos dos ombros e pescoço gerando dor.  4 - Faça paradas programadas e alongue-se

Trajetos longos pedem paradas a cada duas horas. O ideal é descer do carro e se movimentar um pouco, alongar pernas e braços de maneira bem simples como abrir e fechar as mãos. Esse movimento melhora a circulação nos membros superiores e também o retorno do sangue até a coluna cervical.

Outro alongamento indicado, para aliviar a tensão e eventuais dores nas costas é a movimentação do pescoço. Tente encostar a orelha no ombro de um lado e do outro e faça movimentos circulares num ritmo lento e constante. Repita os movimentos cinco vezes. Isso já deverá ser suficiente para aliviar a tensão da viagem.  As recomendações servem também para quem viaja de avião, trem ou ônibus.

 5 – Cuidado com a escolha do calçado

Na hora de fazer a mala pense no tipo de atividade, locais e compromissos que vai terá nos dias de descanso. Procure levar calçados adequados para o tipo de piso que vai encontrar. Escolha opções confortáveis e que não ofereçam riscos de queda, entorses e provoquem dores nos pés."Alongar o corpo e adotar essas medidas podem ser fundamental para prevenir as dores em qualquer época do ano. Portanto, lembre-se: o alongamento é uma ação simples e deve ser feito antes, durante e depois de atividades. Respeite seu ritmo e elasticidade", conclui o médico

Sobre o Dr. Maurício Martelletto - www.mauriciomarteleto.com.br

Dr. Maurício Martelletto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT. Há mais de 10 anos atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral e da Sociedade Norte Americana de Coluna (NASS).


0 visualização0 comentário

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube