• Ageimagem

TV Cátia Fonseca fala sobre 5 dicas para evitar dores na coluna durante as viagens


As férias tão esperadas chegaram e você está pronto para botar o pé na estrada. É tempo de lazer, descanso e diversão. Mas não custa nada tomar alguns cuidados para aproveitar ao máximo o seu passeio. O Dr. Mauricio Martelletto preparou algumas dicas bem legais para que você possa realizar, sem problemas, e com saúde tudo aquilo que planejou.  “São cuidados básicos de postura e outras medidas que você deve adotar do começo da viagem até chegar ao seu destino”, afirma o ortopedista.

1 – O cuidado começa pela mala: modelo e peso

O peso da mala pode ser um grande problema para sua coluna. Evite o peso excessivo porque ele pode exigir um esforço que seu corpo não está acostumado a fazer. Portanto, pense bem na hora de escolher o modelo da mala (com rodinhas ou de costas) e não se esqueça de dobrar os joelhos e manter a coluna ereta quando for carregá-la. Se for usar mochila, evite os movimentos bruscos e o excesso de peso.

2 – Cuidado com a postura

Tanto no trajeto, quanto nos dias de descanso, a preocupação com a postura tem que ser constante. Evite fazer movimentos bruscos ou fora dos padrões que você costuma realizar para evitar o temido “mau jeito” ou “travar” a coluna como dizem popularmente. Além disso, atividades muito intensas costumam provocar  fadiga muscular e dor intensa que persistem por alguns dias.

3 – Posição do assento durante o trajeto

Tanto para o motorista quanto para o passageiro, a posição do banco é fundamental para ter uma viagem tranquila. No caso dos motoristas, a distância correta entre o banco e o volante pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. A lombar deve ficar totalmente apoiada no encosto do banco.

Evite curvar o corpo: o banco não pode ficar muito atrás e nem muito à frente. Não limite os movimentos dos braços. Eles não devem ficar completamente esticados e nem muito dobrados. Essas posições causam tensão nos músculos dos ombros e pescoço gerando dor.

4 – Faça paradas programadas e alongue-se

Trajetos longos pedem paradas a cada duas horas. O ideal é descer do carro e se movimentar um pouco, alongar pernas e braços de maneira bem simples como abrir e fechar as mãos. Esse movimento melhora a circulação nos membros superiores e também o retorno do sangue até a coluna cervical.

Outro alongamento indicado, para aliviar a tensão e eventuais dores nas costas é a movimentação do pescoço. Tente encostar a orelha no ombro de um lado e do outro e faça movimentos circulares num ritmo lento e constante. Repita os movimentos cinco vezes. Isso já deverá ser suficiente para aliviar a tensão da viagem.  As recomendações servem também para quem viaja de avião, trem ou ônibus.

5 – Cuidado com a escolha do calçado

Na hora de fazer a mala pense no tipo de atividade, locais e compromissos que vai terá nos dias de descanso. Procure levar calçados adequados para o tipo de piso que vai encontrar. Escolha opções confortáveis e que não ofereçam riscos de queda, entorses e provoquem dores nos pés.”Alongar o corpo e adotar essas medidas podem ser fundamental para prevenir as dores em qualquer época do ano. Portanto, lembre-se: o alongamento é uma ação simples e deve ser feito antes, durante e depois de atividades. Respeite seu ritmo e elasticidade”, conclui o médico.

Veja matéria publicada no Portal Tv Cátia Fonseca.

#Férias #Viagem #Dicas #doresnascostas #TVCátiaFonseca

0 visualização0 comentário