• ageimagem

Playing For Change Day: um movimento que tem como objetivo a inclusão através da música


“Playing For Change” (em português, ao pé da letra, significa “tocando para transformar”) é um movimento criado para inspirar e conectar o mundo por meio da música. A música tem o poder de romper fronteiras, aproximar as pessoas, socializar e integrar. O movimento surgiu da visão dos cofundadores Mark Johnson e Whitney Kroenke de gravar e filmar músicos atuando em seus ambientes naturais, e produziram vídeos inovadores, que viralizaram na internet, conhecidos como “Songs around the world”. O sucesso do projeto audiovisual foi tão grande, que motivou a formação da banda “Playing For Change” e a criação da Fundação de mesmo nome - uma organização independente, sem fins lucrativos, dedicada a construir escolas de música e arte para crianças, em todo o mundo.


Então, surgiu a ideia do “Playing For Change Day”. Um movimento cultural e solidário, que mobiliza artistas voluntários a se apresentarem em diversos pontos das cidades, em diversos países, com a finalidade de promoverem uma reflexão para a transformação social.


Nos últimos sete anos, milhares de músicos engajaram-se ao movimento dispostos a darem a sua contribuição, a transformarem o mundo tocando o coração das pessoas, transmitindo a ideia da paz, por meio da música. No ano passado, o evento foi realizado, simultaneamente, em 38 países.


No Brasil, o projeto desembarcou, oficialmente, na cidade de Curitiba, no Paraná, mas já aconteceu também em Camboriú – Santa Catarina, em Lavras – Minas Gerais, em São Paulo e em outras cidades.


No Rio de Janeiro já foram realizadas três edições do “Playing For Change Day” com a participação de mais de 50 músicos parceiros.


Como tudo que é bom tem o poder multiplicador o “Playing For Change Day” Rio acontecerá nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de setembro, das 10 às 22 horas, quando inúmeros artistas irão tocar e dançar pela transformação! O objetivo da ação é gerar doações espontâneas a fim de manter a escola “Playing For Change” de Curitiba e expandir o programa de educação musical no Brasil. O evento acontecerá em diversos palcos, bares, centros culturais e casas de espetáculo espalhados pelas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis.


O objetivo é gerar arrecadação por meio de urnas, colaboração dos comerciantes e ingressos, que serão revertidos de forma integral para a campanha. Toda renda gerada no evento será destinada a cobrir custos de produção e logística, bem como colaborar com a manutenção dos projetos do Instituto “Playing For Change” Brasil. Confira a programação completa por meio do site www.pfcday.org e da agenda cultural do “Play For Change Show”, na 94FM, sábados às 9 horas.


– O Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro como a capital cultural do mundo, é onde as coisas interessantes acontecem, todo mundo quer estar no Rio de Janeiro, tanto brasileiro quanto estrangeiro, porque aqui tem um tempero, uma salsa diferente. O Rio é uma vitrine, onde todo artista quer aparecer. A importância do ‘Playing For Change’ Rio é que todos os olhares do mundo possam se voltar para cá, conclui Jorge Moreno, locutor do programa “Playing For Change Show” e diretor geral do “Playing For Change Day” Rio.


Saiba Mais


Braço Social


A Fundação “Playing For Change” tem a missão de produzir uma mudança positiva na vida das crianças por meio da música e da educação artística e realiza ações em busca de recursos para subsidiar as 14 escolas que estão no Congo, Gana, África do Sul, Nepal (três escolas), Mali, Ruanda, Brasil, Bangladesh, Argentina (duas escolas), Marrocos e México.


No Brasil, a Fundação “Playing For Change” é representada por uma Associação independente denominada Instituto “Playing For Change” Brasil. A escola, localizada em Curitiba, trabalha com uma metodologia diferenciada, valorizando cada aluno individualmente. O foco é a formação cidadã, sustentável e integrada. Com capacitação e desenvolvimento em um segundo idioma. A música é só um meio, a ferramenta usada para a socialização e a integralização do indivíduo na sociedade e no mundo contextualizado em que vivemos. Caso a criança venha a destacar-se com habilidade e potencial para a música, a escola a encaminhará para uma instituição musical apta a desenvolvê-la.


Espaço Colaborativo “Playing For Change” Rio


No Rio de Janeiro o Instituto “Playing For Change” Brasil criou o primeiro Espaço Colaborativo para fomentar a carreira de músicos, produtores, artistas e empreendedores, parceiros do Instituto. O coletivo vem se associando a outras organizações, com objetivo de no futuro sediar uma escola “Playing For Change” na cidade.


Hoje, o projeto conta com um programa de rádio semanal, “Playing For Change Show”, coordenado pelo radialista e locutor Jorge Moreno, todos os sábados às 9 horas da manhã, uma ferramenta de conexão entre parceiros e voluntários do projeto.


Programa de Rádio


O “Playing For Change Show” é um dos principais veículos para a divulgação do “Playing For Change Day” e para a promoção da Fundação e do Instituto “Playing For Change” Brasil.


No programa, ouve-se músicas e notícias da “Playing For Change Band” e artistas parceiros, entrevistas com personalidades, que usam a música para inspirar, conectar e transformar pessoas, fica-se por dentro do que acontece nas escolas “Playing For Change” do mundo afora e participa de promoções exclusivas.


No Rio, o programa vai ao ar, na 94FM, aos sábados, às 9h, 94.1FM, Rádio Roquette Pinto, site www.94fm.rj.gov.br. Também é transmitido em português e espanhol em formato podcast: Rádio Beachpark 104.2 (Fortaleza/Ceará) Terças-feiras, às 22 horas, site www.radio.beachpark.com.br.



Direção Geral

Jorge Moreno

moreno@playingforchange.org

Zap 21 980123465


Produtora executiva

Fabiana Salgueiro

fabiana0412@gmail.com

Zap 21 988535208


Coordenação de Comunicação

Renata Couto

renata@jportal.com.br

Zap 21 99688-8830


Assessoria de Imprensa

Age Imagem

Patrícia Limeira

patricia.limeira@ageimagem.com.br

reportagem@ageimagem.com.br

21 2146-2337/2143-0128

Zap 21 99717-7701


Direção artística

Gabriel Moura

gabrielmoura@globo.com


Facebook

@playingforchangeday

@playingforchangebrasil

@playingforchangerio


Instagram

@playinforchageday

@playingforchangeshowrio






Agenda Playing For Change Day


Dia 14/09/2018

Palco 94 FM ao Vivo com Gabriel Moura

Auditório 94 FM Rio, às 16h

Av. Erasmo Braga,118, 11º andar, Centro


Banda alma Livre (SP) convida

Nelson Freitas recital de violão

Ed Sena Pop

Deco Alternativo


Dia 15/09/2018

Palco Tower Park Tijuca

Rua José Higino, 115, Tijuca


DJ Karen dos Anjos convida

Marianna Eis, 17h

André Marçal, às 17h30

Juçara Freire, às 18h

Dona Penha, às 19h20

Mica, às 20h

Malize Trio, às 21h


Palco Toma Rock

Smoke Lounge, às 21h

Rua Ibituruna, 8, Tijuca


Ballet Underground

Banda Gente

DJ Wagner Fester




Palco MPB

Bistrô Conexão entre amigos, São Cristóvão, às 20h


Juçara Freire

Ricardo Germano

Alex People (Lobinho)  


Casa Com a Música

Sarau Com Vida

Casa com a Música, às 17h

Rua Joaquim Silva, 67, Lapa


Coletivo Baixada Nunca se rende

Banda Nocaute

Banda Baixada Nunca se Rende

Participações especiais:

Renato Biguli (Monobloco)

Vajl Black

João Mathias

Rapper Therlu

Marcos Gayoso

Marvin Maciel


Afro Fiesta

Ganjah Coffee, às 17h

Rua do Rezende, 82, Lapa


Banda Prole Preta Convida

Eliana Pittman (a Diva do Jazz)

Priscila Tossan (The Voice Brasil) 

Fabio Homero

Edi MC (Nocaute)

Carolina Martins Gonçalves (The Kraken Music)

Rafael Costa (Syntonos)

DJ Sh1ft feat. Mc SD, Dj Daniel Ramos, DJ Maka, 3 Galo

DJ Rodrigo Senna, Festa PsicoBrasilis e Que grave eh esse

DJ Rodrigo Cavalcanti, Festa Junkie Session

DJs, Coletivo Humanização no Asfalto 

Jam sessions de percussão, apresentada por Gui Rodrigues (Monobloco, Cabeça de Nego e Bangalafumenga) e Leo Arruda (surdista da Beija-Flor), com Projeto “O Mundo é um Batuque”

Ecotampas de Alfredo Borret. Exposição de quadros, de Sandro Fernandes e Nathalia Valério. Exposição Fotográfica de Anderson Valentim. Palestra sobre Música e Astrologia, com Rosa Benchimol. Cultura Negra, com Pablo e Pamela Carvalho. Palestra com a escritora Laura Maffei “Minha loucura e a loucura do mundo” - uma reflexão sobre a saúde mental da humanidade.


KIDS by Sonori

Teatro Municipal de Niterói, às 16h

Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói 


Kiko Menezes e a Orquestrinha Sonori Lab convidam grandes músicos educadores de Niterói, o evento será apresentado pelos atores mirins Rafael Simplício, Gabi Amaral e Antonio Amaral. A atriz mirim Gabi Amaral irá cantar no evento.

Palco A Barca do som  

Apresentado por Caê Vimer e Felipe de Paula

Bar Bemdito Steaks nas burgers, a partir das 14h

Av. Quintino Bocaiuva, 217, São Francisco, Niterói


Rodrigo Auad

Caê Vimer

BowBow Cogumelo

Facção Caipira

Carmo Soá


Sarau do Galpão 252

Rua Senador Salgado Filho, 252, Olinda, Nilópolis, das 10 às 22h


Som que surge

Irmãos Lempé

Ventilador de teto

Marcos Gayoso e Projeto Monera  

Jéssica Volpi

Banda Nocaute

Capoeira Viva Brasil

Teatro, poesia, feira de artesanato, exposição de fotos da Baixada Fluminense


Dia 16/09/18

Ilumina Rio

Quinta da Boa Vista

Av. Pedro II, s/n, São Cristóvão, às 10h


Dança circular e Canto


Dia 17/09/18

Palco Favela Mundo Rocinha

Semana Cultural da Biblioteca Parque Rocinha

Estrada da Gávea, 454, Rocinha, às 15h


Bate papo com Gabriel Moura

Netos de Dona Neves


Dia 18/09/18

Centro Cultural Casa do funk

Rua José Argeu da Cruz Barroso, 280, Boaçu, São Gonçalo


Cantora Ana Lu

Clã dos Mcs

Douglas Vieira


*Todas as informações divulgadas na agenda são de responsabilidade de seus produtores, solicitamos que sejam veiculadas imagens com os créditos dos fotógrafos e colocamo-nos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o evento e sobre o movimento do Playing For Change Day, bem como sobre o Instituto Playing For Change Brasil.


0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo  |  Brasil

Telefone: 11 2985-9823/9824

contato@ageimagem.com.br

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

Telefone: 21 2146-2337/2143-0128

contato@ageimagem.com.br

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube