• Ageimagem

O QUE É A TÃO TEMIDA CEFALEIA PÓS-RAQUI? Macete de Mãe te responde


Olá mamães! Vocês já devem ter escutado falar que alguma mulheres passam a sentir dor de cabeça após o parto. Bom, sentir isso é sinal de alerta e deve ser investigado. Pode ser sintoma de cefaleia pós-raqui. Nossa, Shi, mas o que é cefaleia pós-raqui?

Para entender melhor o que é cefaleia pós-raqui, por que isso acontece e como pode ser evitado, a Dra.Carolina Mocarzel, especialista em ginecologia e obstetrícia, colunista aqui do MdM, nos enviou um texto muito bem detalhado sobre o assunto. Confira e compartilhe!

O QUE É A TÃO TEMIDA CEFALEIA PÓS-RAQUI?

Para entender, começaremos falando sobre a anestesia obstétrica

“Luciana, paciente querida que acompanhava desde a parte ginecológica, quando estava planejando engravidar. Assim que engravidou comemoramos muito e iniciamos um pré natal, sempre com consultas leves e tomadas pelo seu eterno bom humor. Com 39 semanas, Luciana entrou em trabalho de parto. Não posso dizer que foi fácil, pois o processo de realmente começar a dilatar foi longo e doloroso, mas evoluiu! Ao longo do trabalho de parto realizamos a analgesia de parto para alívio da dor.

No caso dela, optamos pela técnica combinada que consiste na raquianestesia (que tem ação mais rápida porém em torno de 2 horas seu efeito cessa) associado à peridural que permite passagem do cateter e manutenção da analgesia. Depois de 2 horas de período expulsivo, acabamos indicando uma cesariana, pois o Bernardinho realmente não conseguia passar (tecnicamente o diagnóstico era do que chamamos de desproporção céfalo pélvica). O parto foi ótimo e Bernardinho nasceu super bem. O pós parto imediato foi ótimo, até a Lu começar a ter dores de cabeça intensas que só melhoravam quando deitava completamente, a zero grau. Nesse cenário, foi fácil pensar que o diagnóstico era de cefaleia pós-raqui.”

O cenário atual da obstetrícia cada vez mais estimula as gestantes a conhecerem mais sobre as possíveis vias de parto (vaginal ou cesáreo) e também sobre a forma com que os procedimentos anestésicos são realizados. Por isso, acredito seriamente que quanto mais informação uma gestante recebe, melhor será seu pré natal e, consequentemente, seu parto. Logo, há que se conversar sobre procedimentos anestésicos no momento do parto.

Na cesariana, obviamente, todas as pacientes são anestesiadas. Já no parto vaginal, a analgesia de parto (procedimento que visa aliviar a dor mas sem prejudicar as contrações e a movimentação) é uma escolha da paciente. Há mulheres que têm uma boa tolerância a dor e sobretudo se preparam para o parto preferindo que este seja com acolhimento da equipe, porém sem procedimentos anestésicos. Não há resposta correta para essa escolha, não há parto melhor ou pior. Desde que seja com segurança, cada mulher vai parir como achar melhor.

Atualmente, cerca de 99% de todas as indicações de anestesia para cesariana e analgesia de parto são realizadas com “bloqueios condutivos”, ou bloqueios do neuro-eixo, as conhecidas peridural e raquianestesia. A escolha entre as duas modalidades é muito pessoal para o médico anestesiologista, variando desde a sua experiência até outros detalhes mais técnicos.

A raquianestesia nada mais é do que a injeção de anestésico local no canal raquidiano, a fim de retirar a sensibilidade da parte inferior do abdome e dos membros inferiores. Algumas características desta técnica, como o excelente controle do nível de anestesia que proporciona ao paciente, a qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança da técnica explicam por que este procedimento anestésico é um dos preferidos dos anestesiologistas do Brasil.

Veja a matéria completa publicada no Blog Macetes de Mãe.

#cefaleia #pósraqui #MacetesdeMãe #Obstetrícia #AgeimagemRj #AgeimgemSP

1 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube