• Ageimagem

Portal Tv Cátia Fonseca destaca o assunto pintas.


As pintas são lesões também chamadas de nevos que aparecem na infância até a idade adulta. São geralmente lesões planas, acastanhadas ou enegrecidas de formato arredondada ou ovalada com limites nítidos localizando-se em qualquer parte do corpo, inclusive lábios e couro cabeludo. As pintas nos quais devemos prestar atenção são aquelas planas pretas, assimétricas, com bordas irregulares e colorações variadas no seu interior (branca, marrom, cinza, negra). As pintas salientes, claras, papulosas, simétricas e com borda bem regular são em geral, menos preocupantes.

O risco principal em relação a essas lesões é que podemos estar frente ao melanoma que é o câncer de pele mais agressivo e perigoso da maior parte dos tumores de pele. As pessoas que tem parentes de 1º grau com melanoma devem ter cuidado redobrado, pois apresentam o risco aumentado para esse tumor. Além disso pessoas de pele clara, olhos e cabelos claros.

Também tem maior risco os históricos de queimaduras graves e esporádicas durante a infância e adolescência também significam um risco pessoal aumentado.

O exame periódico das pintas é importante para que o diagnóstico seja precoce. O autoexame é importante levando em conta o critério do ABCD:

A – Assimetria B – Borda C – Cores D – Diâmetro

As pintas assimétricas com bordas irregulares, cores variadas e diâmetro maior que 0,5cm devem ser vistos pelo médico especialista para afastar um diagnóstico de melanoma. Pessoas muito claras, com parentes próximos que tiveram melanoma e com mais de 50 pintas em todo corpo devem fazer um exame de mapeamento dos nevos pelo menos 1 vez ao ano. Esse exame é feito através da análise clínica e também pela Dermatoscopia que hoje é considerado imprescindível para o diagnóstico e precoce. A Dermatoscopia aumenta o detalhamento da lesão e possibilita a avaliação de estruturas e características especificas para o diagnóstico do melanoma.

Confira a matéria completa no site

#Pintas #Dermatologista #DeniseSteiner #AgeimagemRj #AgeimgemSP #TVCatiaFonseca

5 visualizações0 comentário