top of page
  • Foto do escritorAgeimagem

O que é a endometriose? Tire suas dúvidas no programa conexão - Tv Futura

Atualizado: 28 de fev. de 2023


Descubra o que é a endometriose e como ela afeta milhões de mulheres no Brasil no programa Conexão da TV Futura. Tire suas dúvidas sobre como afeta a infertilidade!

Créditos: Reprodução / Futura Play


A endometriose é uma doença que afeta 7 milhões de mulheres no Brasil e que está entre as principais causas da infertilidade. No programa Conexão da TV Futura, descubra como ela funciona, quais são os seus sintomas e o que fazer para controlá-la. Tire suas dúvidas e saiba mais sobre a endometriose hoje!


O que é endometriose?


Endometriose é uma doença que afeta 7 milhões de mulheres no Brasil, e consiste na existência e crescimento de células endometriais em áreas do corpo onde elas não deveriam normalmente se encontrar. Geralmente, essas células costumam ficar localizadas na parede interna do útero. Os sintomas mais comuns da endometriose incluem dor abdominal intensa e infertilidade.



Quais são os sintomas da endometriose?


Os sintomas da endometriose variam de pessoa para pessoa e podem incluir dor abdominal, dor durante as relações sexuais, cólicas menstruais severas e infertilidade. Algumas mulheres também experimentam sintomas como náusea, diarreia, vômitos e sangramento entre as menstruações. A gravidade dos sintomas depende do quanto a endometriose afeta os órgãos internos.


Como a endometriose afeta a fertilidade? A endometriose pode impedir que os óvulos sejam produzidos ou danificar as trompas de Falópio, o tubo principal responsável por transportar o óvulo para o útero. Ela também pode causar alterações no endométrio do útero, fazendo com que se torne inadequado para a implantação e crescimento de um embrião viável. Simultaneamente, as cicatrizes causadas pela endometriose podem dificultar a cirurgia de reprodução assistida (ART), como FIV e ICSI.


O que pode ser feito para tratar a endometriose?


Existem diferentes tratamentos disponíveis para a endometriose, dependendo dos sintomas e extensão da doença. O principal objetivo de muitos tratamentos é reduzir ou eliminar os sintomas e parar o crescimento da doença. Os principais tratamentos incluem medicamentos de contenção hormonal, cirurgia laparoscópica, terapia endovascular e modificações na alimentação e estilo de vida.


Saiba mais no site do programa.


bottom of page