• Ageimagem

4 dicas para manter os cabelos brancos saudáveis

Dermatologista Valéria Campos mostra como a beleza natural dos fios pode ser realçada





As características genéticas de cada indivíduo explicam o porquê da idade do aparecimento dos primeiros fios brancos variar tanto de pessoa para pessoa. O que não muda é o susto que cada um sente ao ver o fio branco surgindo diante do espelho. Em geral, os cabelos brancos começam a aparecer a partir dos 35 anos nos caucasianos, entre 45 e 55 anos nos orientais e depois dos 55 anos nos negros. As causas dependem principalmente do pigmento da melanina, a mesma que dá cor a nossa pele!


De acordo com a dermatologista Valéria Campos, o cabelo branco tem algumas especificidades: “Ele possui uma textura mais áspera e é comum que os fios brancos sejam mais "rebeldes". A melanina, que dá cor aos fios é substituída por bolhas de ar e eles perdem a cor por causa da fase de autodestruição programada dos melanócitos. Isso ocorre porque os melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento que é a melanina, a mesma que dá cor à pele", explica a médica que acrescenta: "Além disso, por serem fios que não tem a mesma quantidade de proteínas dos fios coloridos, os fios brancos perdem a flexibilidade".

Os cuidados com os cabelos brancos Assumir a mudança na aparência tem sido uma tendência reforçada na pandemia por causa do aumento de pessoas com cabelos brancos. "Um estudo recente comprovou que o estresse acelera o branqueamento dos cabelos tanto de homens quanto de mulheres e a carga de preocupação com a COVID acelerou esse processo", comenta a dermatologista. Por isso, é preciso cuidar bem dos cabelos brancos para que eles se mantenham fortes e saudáveis. A Dra. Valéria Campos preparou 4 dicas com cuidados preciosos para os cabelos brancos:

  • Use Xampu Roxo: Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação.



  • Hidrate Bem: O cabelo branco é mais ressecado. “Mas há máscaras ótimas para hidratá-los em casa”, diz Valéria.

  • Proteja do Sol: Sensível, a cabeleira é muito suscetível aos danos de radiação. Utilize produtos com filtro solar.

  • Recorra ao chapéu: Quando o fio é branco, o couro cabeludo fica mais exposto, elevando o risco de tumores.

E se eu não quiser cabelos brancos?


Ficar escravo das tinturas pode não ser a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus cabelos. Alguns produtos representam uma ameaça à saúde dos fios e podem causar danos capilares irreversíveis ou de difícil solução. Mas para quem quer se livrar das tinturas surgiu uma luz no fim do túnel. Um novo ativo com mecanismo inovador surge como tratamento de repigmentação dos fios brancos: o Greyverse.


O ativo Greyverse é o primeiro peptídeo biomimético do Alfa-MSH, um hormônio estimulante dos melanócitos (células produtoras do pigmento que dá cor ao cabelo) e que atua no gene MC1-R (encontrado no melanócito e que tem a função de ativar a produção de melanina). Os peptídeos biomiméticos simulam as proteínas naturais e agem rapidamente, promovendo o aumento da pigmentação ao mesmo tempo que diminui o estresse oxidativo do bulbo capilar.


O ativo atua no tratamento dos fios brancos, devolvendo sua pigmentação natural progressivamente. "O produto pode ser manipulado pelo dermatologista e, de acordo com o fabricante, é necessário utilizar por 3 meses para ter um efeito ideal, porém, ainda é um produto novo e estamos aguardando mais estudos", conclui a dermatologista.


Conteúdos relacionados:

https://clinicavaleriacampos.com.br/entenda-porque-e-importante-cuidar-dos-cabelos-brancos/

https://clinicavaleriacampos.com.br/cabelos-brancos-existe-solucao-alem-das-tinturas/




Sobre a Dra. Valéria Campos


Dr.ª Valéria Campos é médica dermatologista pós graduada pela Harvard Medical School com passagem pelo Massachussetts General Hospital. É especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e autora de dois livros.




Site: Clínica Valéria Campos

Instagram: Dra. Valéria Campos

3 visualizações0 comentário