top of page
  • Foto do escritorAgeimagem

5 Causas comuns de dor provocada por cifose e lordose

Elas são duas deformidades posturais que causam desconforto e em alguns casos interferem até na mobilidade



Créditos: Freepick


Se você tiver dores nas costas, pode ser devido à cifose ou lordose, duas condições comuns que poderiam ser evitadas com alguns cuidados de prevenção e mudanças de hábitos posturais. Saiba nesse artigo um pouco sobre a causa dessas doenças, bem como os tratamentos para aliviar sintomas e melhorar a postura. Para isso, conheça 5 problemas comuns que causam a Lordose e a Cifose:

Má postura e coluna curvada


Uma das principais causas da cifose e lordose é a má postura. O uso prolongado de computador, longas horas sentado ou de pé e movimentos repetitivos, como transpor objetos pesados frequentemente, podem levar à curva do corpo e a consequente dor nas costas.

Movimentos repetitivos que provocam dor


Os movimentos repetitivos, como o levantamento de objetos pesados e outras atividades realizadas de forma incorreta, podem contribuir para a dor nas costas causada por cifose e lordose.


A postura incorreta afeta o alinhamento da coluna vertebral, causando dor e desconforto. É importante praticar exercícios corretos para alongar os músculos e fortalecer os grupos musculares enfraquecidos.

Inflamação nos tecidos ao redor da coluna vertebral


Uma condição comum que pode levar às dores da cifose e lordose é a inflamação nos tecidos que sustentam a coluna vertebral. Esta inflamação causa irritação dos nervos, resultando em sintomas como dor, formigamento e dormência nas costas.

Tratamentos para reduzir a inflamação incluem tomar medicamentos anti-inflamatórios, aplicar gelo e calor diretamente na área afetada ou fazer exercícios de alongamento para melhorar a postura.

Desgaste dos discos intervertebrais


O desgaste nos discos intervertebrais é outra causa comum dos sintomas de lordose ou cifose. Os discos vertebrais são pequenos amortecedores ligados à camada muscular que envolve a coluna.

Quando estes discos começam a desgastar-se, eles podem pressionar os nervos, causando dor nas costas. Muitos adultos sofrem com este problema como resultado do envelhecimento natural, mas pessoas jovens também podem desenvolver o problema devido a traumatismo na coluna ou lesões esportivas.

Excesso de peso sobre os músculos tornando-os instáveis e inflexíveis


O excesso de peso corporal é uma outra causa comum dos sintomas dolorosos associados à lordose e à cifose. É importante entender que o peso do corpo sobrecarrega a estrutura muscular que sustenta a coluna.


Esta pressão adicional sobre os músculos torna-os instáveis e inflexíveis, ficando mais fácil desenvolver dor nas costas ou quaisquer outras deformidades posturais, tais como a cifose ou a lordose.

Se você sofre com Cifose ou lordose relate aqui nos comentários e se precisar da ajuda de um especialista, marque a sua consulta!


Dr. Rogério Vidal de Lima – Ortopedista- www.rogeriovidal.com.br

Dr. Rogério Vidal de Lima é especialista em Coluna pelo Hospital das Clínicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopediae Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of  Orthopaedic Surgeons.



Leia também nos principais portais.





bottom of page