• Ageimagem

8 dicas de como cuidar da pele no inverno

Importância da hidratação nessa época do ano


Foto: Internet


A temperatura cai, o frio toma conta do ambiente e o nosso corpo reage. Instintivamente procuramos o acolhimento e buscamos formas confortáveis de seguir a vida sem alterar muito a nossa rotina. Mas nem todos os hábitos que adotamos no inverno são saudáveis. Na alimentação é preciso muita determinação para fugir das comidas mais gordurosas, por exemplo. A pele fica sujeita a reações alérgicas que têm como agentes os tipos de tecido das roupas, agasalhos e cobertores. Mas há ainda um outro inimigo que pouca gente presta atenção.


A queda na temperatura baixa a umidade do ar e aumenta os níveis de poluição. Com isso, a pele fica mais ressecada porque a umidade relativa do ar diminui e surgem reações adversas, especialmente a coceira intensa. "Evite os banhos muito quentes. Tempere a água, só pra quebrar o gelo, que ajuda a aliviar os sintomas do ressecamento", afirma a dermatologista Valéria Campos, pós-graduada pela Harvard e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que completa "Manter a pele hidratada, é algo que deveria ser regra o ano todo e não importa se a sua pele é seca, mista ou oleosa, todas precisam ser hidratadas. Mas, durante o inverno, esse cuidado precisa ser redobrado, precisa ser intensificado, principalmente se a região em que você mora fizer muito frio. Uma pele seca pode causar até feridas, então precisa cuidar!”


Principais cuidados com a pele no inverno

A dermatologista, Valéria Campos separou uma lista com 8 dicas de cuidados que devem ser tomados no inverno para manter a pele hidratada e saudável:


Hidratação - hidratar toda a pele do corpo; os cremes e óleos corporais são os aliados da pele durante o inverno. É importante hidratar a pele pela manhã e logo depois do banho.


Evite banhos muito quentes - opte por banho morno e rápido, porque o banho com a água muito quente pode acabar prejudicando a pele, fazendo com que ela fique mais ressecada. Após o banho, não raspe a toalha na pele, apenas toque com o tecido na pele para secá-la e depois aplique o hidratante, com a pele ainda úmida.


Evite fazer esfoliações no corpo e no rosto - durante o inverno, a pele fica mais sensível e ressecada, então evite esfoliações, para que não machuque a pele, a não ser que seja uma recomendação do seu médico.


Beba bastante água - os cremes são ótimos para a pele, mas é preciso hidratar o organismo também. O cuidado precisa ser interior e exterior.


Proteja os lábios - os lábios também precisam ser cuidados, é importante hidratá-los, para evitar o ressecamento e a rachadura. Principalmente depois do uso das máscaras, porque a saliva foi feita para digerir a proteína, então com o uso da máscara, os lábios ficam machucados, por causa do contato com a saliva e como o uso de batom reduziu, os lábios passaram a ficar mais rachados. O uso do hidratante labial é indispensável.


Use filtro solar - mesmo que esteja chovendo ou muito frio, ainda assim haverá raios-ultravioleta, que acabam agredindo a pele, então o uso do protetor solar precisa ser diário, faça chuva ou faça sol.


Mantenha uma boa alimentação - a alimentação é um dos fatores que influenciam na aparência da pele; muma boa alimentação fará com que a pele tenha bons resultados.


Óleo de banho - use óleos corporais para banhos, porque eles não ressecam e ajudam a manter a pele hidratada.


Sobre Dra. Valéria Campos


Dr.ª Valéria Campos é médica dermatologista pós graduada pela Harvard Medical School com passagem pelo Massachussets General Hospital. É especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e autora de dois livros.


Site: Clínica Valéria Campos

Instagram: Dra. Valéria Campos

Facebook: Dra. Valéria Campos

Linkedin: Dra. Valéria Campos

Youtube: Clínica Valéria Campos

Mais informações: www.ageimagem.com.br

7 visualizações0 comentário