• Ageimagem

Arte da palavra: como escrever texto para comunicação digital

Atualizado: Mar 14





A gente já abordou aqui no blog a importância da matemática da palavra para que um texto tenha os melhores resultados nas Redes. Alcance, impressões, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são as novas métricas da audiência e, hoje, são tão ou até mais importantes do que algumas das regras "sagradas" de construção de texto que aprendemos nos livros, na escola ou no banco da faculdade.

Para o jornalista é um grande desafio. Agora, além de responder as sete perguntas do lide, é preciso se certificar que você está usando as palavras mais fortes nessas respostas. É nessa hora que precisamos conhecer a magia das palavras-chave. Vou tentar nesse post dar algumas dicas de onde encontrar essas palavras e o que fazer com elas. Prepare-se porque vamos derrubar alguns mitos.

Veja esse exemplo:

"O cantor MC Jota lançou uma nova música. Essa música do MC Jota é uma homenagem à mãe dele que incentivou a carreira de MC Jota e fez com que ele se dedicasse a música". É claro que esse é um texto hipotético, mas ele chama atenção para uma mudança importante entre o que é recomendado para uma melhor performance digital e o que sempre aprendemos ao longo da nossa formação escolar. "Não repita palavras, menino!" é Nota baixa assegurada no Enem por falta de vocabulário não é mesmo? Mas isso é conteúdo otimizado para SEO com muito mais alcance nas redes. A repetição da palavra-chave é uma forma de melhorar o desempenho orgânico do texto.

Bilac e Camões devem estar se revirando no túmulo com as agressões à língua-pátria. E os gênios do texto jornalístico, olhando com desdém.

Pois é esse desafio que a escrita digital nos impõe. Como respeitar o estilo que dá beleza aos textos, com a necessidade de ranquear o conteúdo? Com certeza vamos encontrar as respostas, até lá continuamos testando e buscando as melhores palavras-chave para cada conteúdo.

Como encontrar palavras-chave

Aqui na agência, percorremos alguns caminhos na direção dessa palavra mágica. Há vários aplicativos e portais que indicam as palavras-chave mais procuradas. O Google Trends te dá um histórico sobre a força daquela palavra. Você pode ver o comportamento dela até durante um ano. O Google trends chega a dar 25 sugestões de palavras alternativas. Outra boa fonte de consulta é usar a própria área de busca do Google. Acesse a janela anônima do seu navegador. Digite a a palavra-chave que você acredita ser a mais forte para o seu texto e vão surgir na tela aquelas expressões mais procuradas.

Escrever para SEO é como reaprender a escrever. Precisa ter um pouco de humildade, reaprender a técnica e saber, na ponta da língua, como explicar a repetição de palavras para o cliente. Nem todos vão aceitar.

Se você sabe escrever um texto otimizado para SEO entre em contato com a gente e vamos conversar, por algoritmos essencialmente.

Leia também:

https://www.ageimagem.com.br/post/a-matem%C3%A1tica-das-palavras-a-arte-de-escrever-de-olho-no-algoritmo

https://www.ageimagem.com.br/post/seo-estrat%C3%A9gia-focada-no-conte%C3%BAdo-supera-meta-para-6-meses-em-10-dias

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo