• Ageimagem

Caras e bocas fazem parte da nova tendência para rejuvenescer com foco no autocuidado




A pausa forçada pela pandemia trouxe mudanças, reflexões e quebras de paradigmas em relação à beleza. Se muita gente achou que por conta do ficar em casa e ter que usar máscara iríamos cuidar menos da pele – aconteceu justamente o contrário. No entanto, é verdade que a abordagem mudou, com foco no autocuidado e no DIY (faça você mesmo). “Passar mais tempo em casa despertou nas pessoas autonomia, consciência e independência”, observa a dermatologista Mariana Corrêa, de Brasília. Não é à toa que a massagem com face rollers, gua shas e ioga facial se tornaram trend topics da temporada. Vale investir? “As massagens feitas em casa com os famosos rolinhos de jade da medicina oriental ajudam a drenar a face, melhorando a circulação da pele, estimulando o glow e reduzindo os inchaços”, diz Mariana. Anote aí: o roller facial ajuda na drenagem. O guasha também, mas com foco nos contornos faciais.



DRENAGEM FACIAL


É trabalho do sistema linfático coletar o excesso de líquido do corpo, filtrar sujeiras como lixo celular, bactérias e patógenos e devolvê-lo à corrente sanguínea. “O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço. Podemos utilizar tanto o roller facial quanto o guasha para fazer essa drenagem, o que ajuda inclusive quando acordamos com bolsas sob os olhos, por exemplo”, fala a fonoaudióloga Alessandra Scavone, especialista em ioga facial. A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves, que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. “Ela ajuda a eliminar as toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade da pele. A técnica traz oxigenação, firmeza, viço, melhora a sensação de inchaço e é capaz até de reduzir as linhas de expressão”, diz Alessandra. Bônus: ainda auxilia nos tratamentos de sinusite e até nas dores de cabeça. “Use o roller preferencialmente pela manhã, uma vez que a massagem ajuda a diminuir o inchaço matinal. Arraste sempre o rolinho pelo rosto, do centro para fora. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de dez vezes em cada parte da face. A pedra menor do rolinho é específica para pálpebras superiores e inferiores.”


IOGA PARA A PELE


A gente já sabe que a derme é o reflexo de vários fatores, inclusive o emocional – notamos algumas lesões cutâneas se agravarem pelo estresse da pandemia. Por isso, buscar rituais de skincare associados ao relaxamento foi outra tendência forte. E inclua nessa lista óleos essenciais, drenagens, máscaras com aromas rela xantes como a lavanda e ioga facial. “Ela alivia a tensão muscular para que a circulação sanguínea possa fluir melhor. Exercícios e massagem ajudam, assim, a melhorar a harmonia facial”, fala Alessandra, criadora do MASC e autora do livro “Mudança de Vida Facial com Yoga Facial”. “Ele é um trabalho completo para músculos de rosto, pescoço e também para a pele. O objetivo é tonificar os músculos que estão flácidos e relaxar os que estão tensos ( gerando dores e rugas). Quem não faz exercício físico fica com a musculatura atrofiada. O mesmo acontece com a face: se ela não é trabalhada, perde a tonificação, e isso prejudica a sua sustentação.”


pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E acaba de ser aprovada pela FDA, a agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, uma nova variante da substância com duração média de 24 semanas (contra as 19 semanas da anterior). “A da xibotulinumtoxina (Da xi) contém um peptídeo que pode contribuir para estender sua duração, oferecendo altas taxas de resposta no tratamento de linhas da testa”, diz a médica. Em tempo: para a comercialização do produto no Brasil, é preciso a liberação da Anvisa. “Por enquanto, a melhor maneira de potencializar a eficácia da toxina é evitar o retoque, que pode gerar o efeito vacina”, avisa Valéria. Contrair muito a região com caretas e fazer exercícios intensos também pode fazer você ter que voltar ao consultório antes do previsto. @mascfacial, @renataspahome, @mama_restaurativa, @dravaleriacampos.


Quando se prepara a musculatura com exercícios – de contração ou isométricos – superoxigena o rosto, distribui melhor nutrientes e faz com que o organismo produza colágeno naturalmente, além de combater a retenção de líquido. “E assim, é possível tanto levantar as maçãs do rosto e os olhos, como paralisar músculos nos quais tradicionalmente se aplica toxina botulínica, como os da testa. Nesses sleeping muscles, indico movimentos isométricos, alongamento e massagem”, diz a treinadora facial Renata de Abreu, do Rio de Janeiro. Afinal, o ideal é que a técnica não crie mais linhas de expressão. “Com o toque, é possível devolver o frescor da pele e retardar o envelhecimento precoce, por conta dos hábitos saudáveis que a ioga desperta. Por meio do toque restaurativo, método fundamentado na respiração consciente e em toques vigorosos, a partir da ioga, do ayur veda e do coaching para saúde e bem-estar, é possível chegar ao relaxamento profundo, na elevação da energia vital e da circulação sanguínea no rosto, nutrindo profundamente a pele e suas células”, explica Marina Mártims, terapeuta fundadora do Nest To Rest, um Wellness Hub, em São Paulo, dedicado ao Método Restaurativo, que visa reverter os efeitos causados pelo cansaço crônico. O resultado é brilho, tônus e, principalmente, menos tensões, uma das causadoras do envelhecimento precoce.


MAS E A TOXINA BOTULÍNICA?


Na outra ponta dos cuidados com a pele está a praticamente incontestável toxina botulínica. “Ela relaxa a musculatura onde é injetada, amenizando as rugas de expressão”, explica a dermatologista Valéria Campos, pós-graduada pela Harvard Medical School e especialista.


Saiba mais em: www.revistalofficiel.com.br


#Toxina #Botulínica #Tratamentos #Pele #Foco #Rejuvenescimento


11 visualizações

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube