• Ageimagem

Como escrever para as Redes Sociais?


Carlos Drumond de Andrade e o manual de Tv da Alice Maria como referências



O poeta disse certa vez, "escrever é a arte de cortar palavras". A jornalista foi didática sobre como conduzir uma prosa e usou a metáfora da "conversa na janela" em seu manual de telejornalismo escrito em meados da década de 1970 para a TV Globo. Ambos, apesar de veículos diferentes, tentavam passar ensinamentos básicos sobre como se comunicar. Sim, a comunicação é o que importa, porque o meio se modifica ao longo do tempo.


O papel da escrita na comunicação é bem recente e só virou um meio de comunicação em massa com a invenção do papel e que se disseminou de vez com a revolução industrial e a chegada das máquinas de tipografia.


No filme o "Mestre dos gênios", em homenagem ao editor americano Sam Perkins, o escritor Tom Wolfe, um dos mais aclamados escritores da língua inglesa, é apresentado como um verborrágico. A cena dele chegando com 3 caixas de folhas de papéis de um único livro ilustra bem isso. A discussão sobre o que e onde cortar durou mais de 2 anos e terminou com uma rusga que custou a amizade de escritor e editor.


Certamente, o Sr. Perkins não teria tantos problemas com um dos gênios da nossa literatura. O poeta Carlos Drumond de Andrade sempre defendeu o corte de palavras como a maneira mais eficaz de atingir o ideal da comunicação que é de se fazer entender pelo outro. Se o que eu comunico não é entendido estou perdendo meu tempo e, o pior, roubando o tempo dos outros.


Tempo é uma coisa que os jornalistas de TV não têm. Alice Maria, em seu manual que virou bíblia do telejornalismo, fazia questão de mostrar que a eficiência da comunicação estava na forma como você conversava com o outro. Glória Maria é talvez o expoente máximo desse modelo de comunicação, bem ilustrado pela metáfora de duas vizinhas conversando na janela. Texto pobre, diriam alguns, texto eficiente diz a maioria.



Agora junte o Sr. Perkins, Drumond e Alice Maria. Bata tudo no liquidificador e chegamos ao que pode ser o modelo da linguagem digital. Cortar palavras é necessário. Se fazer intender imprescindível.


Mas afinal, já não era assim com os sinais de fumaça e os tambores?


Veja outros blogs:

www.ageimagem.com.br/post/meta-batida-trabalho-com-a-equipe-de-seo-atinge-o-objetivo-em-tempo-recorde


#RedesSociais #Escrita #Digital #Comunicação #Tecnologia #Midiática #Texto #Linguagem #Internet #Métodos



6 visualizações0 comentário

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube