• Ageimagem

Como prevenir a perda de colágeno na pele?

A proteína que dá sustentação e elasticidade à pele pode ser encontrado em alimentos e suplementos manipulados




A perda do colágeno é uma marca do tempo no nosso corpo. A proteína abundante no organismo, nos primeiros anos de vida, começa a diminuir já a partir dos 30 anos e segue sendo reduzida na proporção de 1% ao ano. "Quando ocorre a queda da produção de colágeno, o nosso organismo passa a produzir outro tecido, para substituir essa perda de proteína. É possível perceber essa perda quando a pele fica mais flácida, quando as rugas aparecem, as unhas ficam mais fracas e os cabelos ficam mais finos", explica a farmacêutica Silmara Spinelli que se especializou na manipulação de substâncias que ajudam a retardar os sinais do envelhecimento e saúde da pele.

Repor o colágeno perdido virou uma necessidade entre aquelas que querem manter a pele com aparência jovem e saudável. O colágeno é sintetizado naturalmente pelo organismo e encontrado em alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, zinco e cobre. Uma dieta que inclua carne e a gelatina, por exemplo, também são importantes nessa reposição. Mas há também os suplementares alimentares e cremes hidratantes que reforçam esse tratamento.

Quais são os principais tipos de colágeno:

Colágeno tipo I - É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.

Colágeno tipo II - É encontrado nas cartilagens. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma primitiva quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo.

Colágeno tipo III - É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.

Colágeno tipo IV - É formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.

Após entender quais são os principais tipos de colágenos, é preciso saber como repor. Essa reposição acontece por diferentes formas, como, por exemplo, através de suplementos como o colágeno hidrolisado que pode ser encontrado em pó, cápsula ou em forma líquida. A forma em "pó" é a mais usada, por manter as medidas terapêuticas por até 5 anos, quando conservado em condições adequadas. Entre os tipos de colágeno, este, como já diz o nome, passa pelo processo de hidrólise.

Assim, é quebrado em partículas pequenas, o que permite que seja absorvido rapidamente pelo corpo.

"Existe uma grande procura pelo colágeno hidrolisado nas farmácias de manipulação, visto que melhora a aparência da pele. Além do efeito rejuvenescedor, a suplementação deste tipo de colágeno também traz benefícios para as cartilagens e ossos, melhora a firmeza da pele, fortalece as unhas, articulações e cabelo", diz a farmacêutica. VERISOL E OS SEUS BENEFÍCIOS:

  • Estudos demonstram que seu uso promove um maior crescimento das e a melhora das unhas frágeis e quebradiças. Já na pele, este tipo de colágeno “promove aumento da densidade de colágeno próprio da pele, com melhora da sua hidratação, elasticidade e luminosidade. Além disso, diminui linhas de expressão e flacidez cutânea”.



  • Melhora significativamente rugas e restabelece a elasticidade e hidratação cutânea;

  • É o único que contém peptídeos bioativos específicos para as células da pele;

  • Neutraliza o metabolismo responsável por acelerar o envelhecimento da pele;

  • Atua nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora;

  • Ativo 100% seguro: não causa efeitos colaterais e não apresenta interações com outros suplementos e medicamentos;



  • É uma fonte proteica, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades como um alimento funcional para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Morikol – Contra a perda de colágeno e envelhecimento da pele - A partir dos 30 anos, cerca de 1 % de colágeno é perdido a cada ano. E os sinais podem ser percebidos na aparência de uma pele enrugada como também por linhas de expressão. Alguns fatores externos podem ser altamente relevantes para a perda de elasticidade. O Morikol é um colágeno marinho tipo I altamente bioativo e biodisponível, indicado para a saúde cutânea.

MORIKOL E OS SEUS BENEFÍCIOS:

  • Diminui a flacidez e promover a firmeza da pele;

  • Retarda o envelhecimento;



  • Fortalece os cabelos e unhas, e estimular a produção de colágeno e elastina no corpo;

  • Protege e restaura a pele contra o envelhecimento;

  • Efeito lifting oral, promove a elasticidade da pele e ação “preenchedora” das rugas, eficiente no combate ao envelhecimento;

  • Aumento da síntese de colágeno e elastina;

  • Potencializa a fixação do cálcio nos ossos;



  • Reposição de cabelos mais resistentes e espessos;

  • Auxilia no aumento da síntese de cartilagem, fornece resistência e previne a perda óssea.

Exsynutriment – Silício Orgânico – Empresa da Exsymol - O Exsynutriment restaura as fibras de colágeno e elastina que vão se degradando com o passar dos anos. É uma forma estabilizada e concentrada de Silício Orgânico que age no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina, promovendo uma firmeza da pele de dentro para fora, além de uma intensa hidratação cutânea. Pode ser tomado 1 cápsula por dia.

Nutricolin – Galena - O Nutricolin é um complexo formado entre o ácido ortossilícico na sua forma altamente biodisponível estabilizado em colina e responsável por aumentar a síntese das chamadas “proteínas da beleza”: colágeno, queratina e elastina; proporcionando melhora da pele, cabelo e unha. Além de contribuir para aumentar a síntese e estabilizar os glicosaminoglicanos. Tomar uma cápsula por dia.

Silício é um mineral essencial na formação estrutural da derme através do aumento da síntese e colágeno, elastina e estabilização de glicosaminoglicanos. No cabelo e na unha, o silício aumenta a síntese e a compactação de queratina.

A colina é um nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas e um precursor de fosfolipídios, componentes essenciais para formação da membrana celular. Além de ser o agente estabilizante ideal, possibilita a biodisponibilidade e o aumento da permeação do silício.

SÍNTESE DE COLÁGENO E ELASTINA

Se o problema é a síntese de colágeno e elastina no organismo, o mesmo pode ser melhorado através do uso de alguns ativos em cosméticos, que aqui, cito como exemplo três:

- Cerasomosides - (ativo Vegano /certificado cosmos Ecocert France): atua potencializando a hidratação cutânea. Aumenta em 75% a elasticidade da pele e reduz a rugosidade em 49%.

- Hydroxyprolisilane CN - atua aumentando a quantidade de aminoácidos polares indiretamente responsáveis pela hidratação das proteínas, além de possuir as propriedades cosméticas características do silício orgânico e da combinação de dois aminoácidos: hidroxiprolina e ácido aspártico. Realiza também a reestruturação e regeneração do colágeno e da elastina.

- Hyaxel - (Ácido Hialurônico Fracionado e vetorizado com Silício Orgânico): possui a melhor propriedade de citoestimulação celular e tolerância na pele. Foi demonstrado uma melhora na matriz extracelular dérmica com aumento da densidade da rede colagênica após aplicação tópica, conferindo ao produto as ações descritas abaixo:

  • Aumenta a espessura da epiderme

  • Promove hidratação profunda

  • Melhora a Cicatrização

  • Aumenta a produção de ácido hialurônico


Sobre Silmara Spinelli


Silmara Spinelli é farmacêutica bioquímica formada pela UNESP com pós graduação em administração de empresas pela FAAP, especialista em Farmacêutica Esteta e Dermatecista pelo IBECO, em Homeopatia pela USP-SP e em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag CFF. É fundadora da Empório Magistral renomada Farmácia de Manipulação de São Paulo com 16 anos de tradição, liderada por mulheres em busca de excelência, inovação e cuidado diferenciado com o cliente.


Instagram: @silmaraspinelli

27 visualizações0 comentário