• ageimagem

Covid 19, trombose e fatores de risco


Especialista fala sobre a doença levou à morte o jornalista do Sport TV em decorrência de uma trombose cerebral ocasionada após o apresentador ser diagnosticado com a covid-19


O apresentador da Rede Globo, Rodrigo Rodrigues foi mais uma vítima da covid-19. Ele estava em coma induzido, desde o último sábado, dia 25, após testar positivo para o coronavírus e passar por uma cirurgia para diminuição da pressão intracraniana, por conta de uma trombose venosa cerebral. O trombo é um coágulo, que pode ser parcial ou total, e se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso ocorre, é diagnosticada a trombose, que pode se manifestar de diferentes formas. Segundo a Dr.ª Indianara Brandão, médica hematologista, " a trombose pode ter várias manifestações e diferentes causas: caso ela ocorra em uma veia profunda é definida como Trombose Venosa Profunda (TVP); já se o coágulo se formar em uma artéria, é chamado de trombose arterial (TA), e pode causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC)".


Segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia 1 em cada 4 pessoas no mundo morre em consequência de condições causadas pela trombose.Gestantes e mulheres no puerpério, assim como pacientes com câncer, estão entre os mais suscetíveis à desenvolver esses trombos ou coágulos. "Mulheres em idade fértil e que fazem uso de anticoncepcional, também estão mais vulneráveis à trombose", explica a especialista. "Além disso, 3 em cada 10 pacientes que tiveram o problema podem voltar a desenvolver um novo episódio de trombose". Embora os dados sejam alarmantes, o fato é que, na maioria dos casos, a doença pode ser prevenida.


A mais delicada complicação da trombose é o deslocamento do trombo da veia para o pulmão. "É quando ocorre o tromboembolismo pulmonar, ou embolia pulmonar como é mais conhecida, cuja a gravidade vai depender do tamanho e da quantidade de coágulos no pulmão", enfatiza a médica que tem como método a abordagem integrativa. Recentemente, alguns estudos também relacionaram a doença à quadros mais graves da covid-19. Uma das maiores preocupações dessa relação diz respeito a identificação de uma forte ligação entre parâmetros anormais de coagulação (produtos de degradação do dímero D e fibrina) e a mortalidade. "Nesses casos o tratamento indicado e mais eficaz é feito com administração de anti coagulante". salienta a Dr.ª India.


Médicos de vários países relatam problemas semelhantes. Uma análise realizada por cientistas chineses, com 183 pacientes diagnosticados com a covid-19, revelou que 71% dos que morreram apresentavam coágulos. Na Holanda, outro estudo com 184 pacientes internados em UTIs revelou que um terço deles tinha coágulos. Os casos devem ser investigados, pois a evolução desses coágulos podem ocasionar infartos, AVCs e até amputações "Em alguns casos, vemos a formação de grandes coágulos nas artérias, seja no coração, o que causa ataque cardíaco, nas artérias do cérebro, o que causa AVC, ou, ocasionalmente, nas artérias das extremidades, o que pode colocar em risco os braços e pernas do paciente e gera a possibilidade de que seja necessária amputação", finaliza a médica".


PRINCIPAIS CAUSAS DA TROMBOSE: - Uso regular de anticoncepcional ou tratamento hormonal; - tabagismo; - ficar sentado ou deitado por longos perídos; - hereditariedade; - gravidez; - presença de varizes; - idade avançada; - pacientes com insuficiência cardíaca; - tumores malígnos; - obesidade; - distúrbios de hipercoagulabilidade hereditário ou adquirido; - história prévia de trombose venosa.

0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 2985-9823

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 2146-2337

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube