• Ageimagem

Drug Delivery: técnicas mais efetivas e menos agressivas revolucionam os tratamentos para pele

No primeiro livro sobre o assunto em inglês, dermatologistas abordam métodos eficazes usados no mundo inteiro


Foto: Dra. Valéria Campos


O futuro da indústria dos cosméticos chegou, trazendo consigo técnicas e tratamentos mais efetivos e menos agressivos para a pele. Um exemplo disso é o Drug Delivery, conjunto de técnicas abordadas no livro publicado em inglês “Drug Delivery in Dermatology: Fundamental and Practical Applications (Drug Delivery em Dermatologia: Fundamentos e Aplicações Práticas) pelas médicas dermatologistas Dra. Valéria Campos e Dra. Célia Luiza Petersen Vitello Kalil.


O livro é o primeiro sobre o assunto em Dermatologia do mundo e traz um aprofundamento sobre o Drug Delivery, que, segundo a Dra. Valéria Campos, são abordagens, formulações, técnicas de fabricação e tecnologias envolvidas no transporte de um composto farmacêutico para seu local de destino para atingir um efeito terapêutico desejado.


Sobre a importância do Drug Delivery, ela afirma que o conjunto de métodos está sendo usado no mundo inteiro devido a sua eficácia. “A nossa pele é um órgão de defesa, ela não foi feita para ser penetrada. Quando um produto é aplicado na pele, ele tem um aproveitamento máximo de 5%.”


Alguns exemplos de Drug Delivery são a passagem de uma corrente elétrica, o microagulhamento e o laser. “Os comprimidos vão acabar, porque, pela pele, temos um resultado muito mais confiável, com menos efeito colateral”, afirma a dermatologista pós-graduada em Harvard e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Ela pontua, ainda, que a indústria farmacêutica já faz isso quando utiliza talasferas e uréia para melhor absorção. “Agora, os médicos também estão fazendo uso disso, o que pode tornar os tratamentos mais baratos, pois, quando produtos caros são aplicados na pele, é necessário menos quantidade.”


A Dra. esclarece também que não é preciso ser tão agressivo com o Drug Delivery, porque a camada principal, que é a que faz a barreira, é a última da epiderme. “Dessa forma, quando rompemos essa camada, o material já penetra na pele, fazendo com que seja possível obter tratamentos mais efetivos e menos agressivos”, finaliza.


O livro Drug Delivery in Dermatology: Fundamental and Practical Applications está disponível para vendas tanto em ebook quanto na versão impressa, a editora do material é a Springer.


Sobre Dra. Valéria Campos

Dra. Valéria Campos é pós-graduada em Dermatologia e Laser, pela Harvard Medical School, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologistas (SBD) e professora convidada da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). É médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Botucatu e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


Site: Clínica Valéria Campos

Instagram: Dra. Valéria Campos

Facebook: Dra. Valéria Campos

Linkedin: Dra. Valéria Campos

Youtube: Clínica Valéria Campos



2 visualizações0 comentário