• Ageimagem

Entenda como é possível que uma mulher só descubra que está grávida na hora do parto




Mais de uma vez, jornais e programas de TV noticiaram um fato que deixou o público chocado: uma mulher que não sabia que estava grávida de repente deu à luz. Mas, afinal, como isso é possível? Quais fatores podem dificultar a descoberta de uma gestação e causar grande surpresa na hora do parto?


Em entrevista ao VIX, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli afirma que o fato pode ocorrer devido a uma coincidência que fatores que escondem a gestação. Um deles é quando uma mulher tem uma musculatura abdominal mais firme e, conforme o bebê vai crescendo, a mãe acaba não percebendo tanto o aparecimento da barriga.


Segundo o médico, isso é até comum em mulheres que são atletas, por exemplo, que fazem uma atividade física muito intensa.


Mulheres que mantêm uma dieta muito restrita também engordam pouco e podem não descobrir que estão grávidas até o momento do parto.


Há ainda casos de mulheres que sofrem de obesidade e não conseguem perceber o crescimento da barriga e o bebê.


“Menstruação” durante a gravidez


Outra dúvida que surge nesses casos é: como não foi possível perceber a gravidez com a ausência da menstruação? O fato é que, mesmo na gestação, uma mulher pode apresentar sangramento vaginal.


De acordo com informações do site American Pregnancy Association, estudos mostram que entre 20% e 30% das mulheres experimentam algum grau de sangramento no início da gravidez.


Existem vários motivos que podem levar a um sangramento vaginal mesmo durante a gestação, afirma Mantelli. Algum machucado no colo do útero, alguma ameaça de perda gestacional, ameaça de aborto, algum pólipo localizado no colo do útero, miomas, entre outros.


"Então tem várias situações que podem fazer com que a mulher sangre mesmo durante toda a gestação, mas não é menstruação", explica o profissional. Quanto aos sintomas gestacionais, nem todas as mulheres têm aqueles clássicos sinais, como o enjoo, vômitos, dores de cabeça, etc.


Fator psicológico pode influenciar


Para a obstetra e ginecologista Karina Zulli, do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, outro fator que pode contribuir bastante para a gravidez permanecer desconhecida é o psicológico. "A mulher que não pensa na possibilidade de estar grávida vai camuflar ou ignorar os sintomas”, afirma.


A especialista diz que é muito difícil que a gestante descubra sua condição somente no momento do parto. O desconhecimento, portanto, pode acontecer ou por falta de informação ou por negação.


Riscos de não saber que se está grávida


Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana e diretor da Clínica Mãe, afirma que são grandes os riscos de não saber que se está esperando um bebê.


A falta de acompanhamento médico durante os nove meses pode trazer alguns problemas de saúde para a mãe e para a criança.


"A falta de pré-natal já é um problema, porque a mãe não terá uma alimentação adequada. E se tiver alguma complicação, como aumento de pressão, por exemplo, a gestante está desprotegida", afirma o médico.


Continuar tomando pílula anticoncepcional mesmo grávida, a princípio, não traz complicações ao bebê, mas o quanto antes isso for percebido e o remédio for suspendido, melhor.


Portanto, na dúvida se você está grávida ou não, apresentando qualquer diferença em seu ciclo menstrual ou aumento de peso sem motivos aparentes, além de outros sintomas, marque uma consulta com ginecologista para avaliação.


Confira a matéria completa clicando aqui


#Gravidez #Surpresa #Parto #Bebê #Curiosidades #Dúvidas







0 visualização

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube