
Ageimagem
Início da primavera: procedimentos em alta na preparação para o verão
O momento é propício para todos os tratamentos estéticos, segundo especialistas

Foto: Google Imagens
Segundo especialistas, a primavera é uma época interessante para cuidar da pele e do corpo para o verão, devido às temperaturas amenas. O momento da primavera é propício para todos os procedimentos estéticos, desde tratamentos com ácidos, passados por peelings e preenchimentos. Com eles, é possível deixar a pele e o corpo preparados para a chegada da estação mais quente do ano, que traz vida à rotina das brasileiras e dos brasileiros.
Por conta do clima equilibrado que a primavera proporciona, a dermatologista Dra. Mônica Moya, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que esse é um momento propício para usar ácidos, como os ácidos retinóicos, os alfahidroxiácidos e os clareadores à base de hidroquinona, pois são mais bem tolerados nessa época. Assim, é possível já começar a preparar a pele para o verão.
“Quando estamos no inverno, com o frio, a pele pode ficar muito ressecada e não tolerar o uso de ácidos. Por outro lado, o calor excessivo e a exposição ao sol do verão também são prejudiciais ao tratamento com ácidos”, explica a especialista.
Ela explica que o objetivo, tanto dos ácidos retinóicos, quanto dos alfahidroxiácidos, é fazer uma descamação da pele para promover a renovação celular. Com isso, é possível conseguir mais brilho para a pele e, quando aliados aos clareadores, é possível também clarear a pele.
A dermatologista destaca algumas dicas de cuidados e atenção especiais para os cuidados com a pele na primavera. “Como a pele começa a ficar menos ressecada, às vezes, é preciso adequar o tipo de hidratante, o protetor solar e mudar o sabonete para diminuir a oleosidade. Dessa forma, o que acontece nessa transição de estações é que a pele, para quem tem tendência à oleosidade, fica mais oleosa.”
Em relação aos tipos de produtos que devem ser usados na primavera, a recomendação é focar naqueles que são para pele oleosa, “principalmente para aquelas pessoas que já têm uma oleosidade moderada e, para aqueles que têm uma pele muito seca e estão usando um hidratante mais forte, às vezes, é possível trocar para um mais leve, mas tudo vai depender de cada pele”, alerta Mônica.
A dermatologista ressalta que todos os procedimentos estéticos podem ser feitos na primavera, por se tratar de uma época em que não está nem tão frio, a ponto de causar irritação à pele, e nem tão calor, a ponto de correr o risco de exposição solar exagerada. “É uma estação em que conseguimos fazer o peeling, a luz pulsada e o ultrassom microfocado, por exemplo.
Os procedimentos podem ser feitos já como preparação para a estação mais quente do ano. “Para tratar as gordurinhas da barriga, as celulites do bumbum e a flacidez no rosto, essa é uma época ideal, pois os resultados vão estar em alta quando o verão chegar.”
Ela explica também que procedimentos como o preenchimento e o botox estão liberados ao longo do ano inteiro, sem problemas ou recomendações restritivas a cada época do ano.
Sobre Dra. Mônica Moya
Graduada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e Residência em Clínica Médica e Dermatologia pela faculdade de Medicina do ABC. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Instagram: Dra. Mônica Moya
Facebook: Dra. Mônica Moya
Site: Dra. Mônica Moya