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Marketing de causas: o novo desafio da comunicação

Ageimagem faz campanha de proteção da pele





A Pandemia traz uma ressignificação da vida. Uma grande parcela da humanidade, diante da sua própria fragilidade, percebeu que é preciso transformar o mundo e se envolver em causas que protejam à vida, como os projetos de defesa do meio ambiente, de prevenção contra doenças e também causas solidárias, como a luta contra o racismo e a homofobia, que tragam mais tolerância e tornem a sociedade melhor.


Gigantes como IBM e Google por exemplo patrocinaram ações mundiais em defesa da vida, como as "lives" de música transmitidas em todo o planeta. No Brasil, empresas como o Boticário e a Natura se engajaram em causas sociais e produzem peças publicitárias que atraem o público pela sua mensagem de solidariedade à causas.

A contrapartida negativa é o caso Carrefour, em que dois seguranças brancos mataram um homem negro numa loja em Porto Alegre. Não bastou a receita tradicional de gerenciamento de crise adotada pela empresa com mensagens de solidariedade e doações para movimentos antirracistas, o estrago já estava feito. O prejuízo de imagem logo virou prejuízo financeiro com depredações, boicotes e perda de valor na Bolsa de Valores.

O Marketing de causas é uma etapa que antecede à crise. É a prevenção contra um eventual problema. Empresas identificadas com bandeiras ambientais, solidárias e pela vida criam uma imagem positiva no público e, se um problema grave ocorrer, diminuem as chances de prejuízos que podem ser irreversíveis.

E não estamos falando só das grandes marcas mas da grande parcela de empresas pequenas e médias que podem e devem seguir modelos de gestão que privilegiem o marketing de causas. E nem é preciso grandes somas para adotar boas práticas de governança social. Quando uma empresa se preocupa em dar pluralidade à sua equipe em relação à raça, sexo e religião, ela promove dentro do seu microambiente um convívio harmonioso das diferenças. Ate quando ela apoia ou promove campanhas, estará contribuindo para melhorar nossas vidas.

Aqui na Ageimagem, nós já participamos como agência divulgadora de vários projetos ligados à causas. Está no DNA da empresa e virou nossa missão, atuar na divulgação das boas iniciativas, um exemplo é o caso recente do Missão Covid, uma iniciativa de médicos que, mesmo sem estar na linha de frente de combate ao vírus, decidiram usar a telemedicina para atender e fazer triagem dos casos da doença. Já estivemos ao lado de campanhas para apoiar projetos de apoio à crianças com câncer, pessoas com deficiências intelectuais, ceratocone, entre outros.

Uma das campanhas que mais temos orgulho foi o lançamento da campanha Dezembro Laranja, hoje um sucesso, mas quando foi lançada precisou de muita dedicação da nossa equipe para que celebridades de várias áreas abraçassem a causa e fizessem a divulgação.

Foi inspirada nessa ação que a Ageimagem decidiu promover uma campanha nesse mês do Dezembro Laranja. Lançamos a Campanha SOL É VIDA nas nossas redes digitais para alertar as pessoas sobre a necessidade de usar o sol a favor da sua saúde e se proteger contra os efeitos danosos da exposição prolongada aos raios UV. É só mais um exemplo do que cada um de nós pode fazer para que o mundo seja um lugar melhor para todos nós. Divulgue e compartilhe essa compartilhe essa ideia você também!

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