• Ageimagem

Melasma pede ainda mais cuidado durante o verão. Saiba como se proteger de manchas na pele

Durante este período de maior calor os cuidados com as manchas escuras devem se intensificar. Especialista dá dicas de como se proteger contra o melasma




O melasma é uma mancha acastanhada que aparece principalmente em mulheres jovens e morenas, sempre no rosto, causando estresse e constrangimento. Não existe uma causa única para o surgimento do das manchas, mas múltiplos fatores são associados ao seu aparecimento e piora. Entre esses fatores o mais importante está o sol através da radiação ultravioleta A e ultravioleta B, por isso, no verão é preciso redobrar os cuidados.


Segundo a dermatologista Valéria Campos, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), "hoje sabemos o Sol, assim como o calor e a luz visível de lâmpadas, celulares e computadores pioram o melasma em especial nas mulheres com predisposição genética . Entre outros gatilhos, estão também o estresse e o hormônio melanócito estimulante. Este hormônio está mais alto na gravidez, situação onde o melasma também aparece com maior frequência, ", explica a médica.


Quanto aos tratamentos disponíveis, existem protocolos que podem ser feitos com bioestimuladores e lasers. "O melasma é difícil de tratar devido a esta multiplicidade de agentes desencadeadores das manchas, mas existem algumas diretrizes que podem ser seguidas como, por exemplo, o uso do filtro solar em quantidade generosa com fator de proteção alto e com cor, porque o pigmento evita a radiação da luz visível e promove uma melhor cobertura da pele. Ele deve ser repetido de três a quatro vezes por dia. O uso de cremes clareadores pode ser utilizados, porém vale ressaltar que a hidroquinona (clareador) deve ser evitada por períodos prolongados devido sua toxicidade e efeitos colaterais. O laser é utilizado para o tratamento do melasma, com algumas especificidades para não provocar o efeito rebote", ressalta a dermatologista.


O laser é um aparelho que emite energia que penetra na pele atingindo determinados alvos. O laser usado para tratar o melasma tem como alvo a melanina que então é destruída por essa energia e eliminada do organismo. No entanto, essa energia não pode ser muito intensa para não piorar a mancha. "O laser utilizado para o tratamento do melasma tem energia com intensidade baixa para não produzir calor e pulso muito rápido em nanosegundos ou picosegundos. Sendo assim, a associação de energia baixa e pulso muito rápido faz com que a liberação de calor seja pequena e pouco agressiva eliminando a mancha sem efeito adverso", esclarece Valéria.


Hoje sabemos que o melasma está associado ao envelhecimento da pele. Estudos recentes comprovam que a pele manchada tem mais sinais de fotoenvelhecimento se comparada a uma pele sem manchas. "Esses sinais aparecem devido ao aumento do número de mastócitos, destruição das fibras de colágeno e elastina, danos na transição entre a epiderme e derme, entre outros. Sendo assim, quando tratamos o melasma também precisamos equilibrar e melhorar a qualidade da pele, em especial a produção de colágeno. A aplicação de ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio que são bioestimuladores, provocam estímulo de colágeno e dão mais tonicidade à pele", finaliza a dermatologista.


Sobre Dra. Valéria Campos


Dr.ª Valéria Campos é médica dermatologista pós graduada pela Harvard Medical School com passagem pelo Massachussets General Hospital. É especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e autora de dois livros.

A Ageimagem é a assessoria de imprensa da Dra. Valéria Campos.

Acesse: www.ageimagem.com.br

13 visualizações0 comentário

Ageimagem  |  São Paulo

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 11 99665-7704

Ageimagem  |  Rio de Janeiro

 

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

contato@ageimagem.com.br

Telefone: 21 99717-7704

Segue nós_

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean
  • Branca Ícone LinkedIn

2020 © por AgeImagem

Produzido por Dalton Wang

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube