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Na casa do Ferreiro o espeto não pode ser de pau

Atualizado: 18 de Set de 2020


Como conseguimos crescer o volume de tráfego no site em quase 4000% em um mês

Na Ageimagem nós decidimos reinventar o dito popular quando percebemos que estávamos nos dedicando tanto aos clientes que relegamos a um segundo plano as ações de mídia da nossa própria empresa. Já falamos aqui sobre a ação de Rebranding que fizemos durante a quarentena e nesse relançamento da marca criamos uma identidade visual, revisamos e automatizamos nossos processos internos de gestão e passamos a fazer um trabalho mais científico no atendimento ao cliente. 


A tecnologia de dados passou a ser uma aliada fundamental do nosso trabalho. Qualquer tomada de decisão hoje é referendada por processos estatísticos bem definidos. Claro que não abandonamos o intuitivo que é resultado da nossa experiência. Mas passamos a adotar um modelo híbrido, em que tecnologia e análise intuitiva dialogam entre si o tempo todo. 


Como aplicar a tecnologia às rotinas da Assessoria?

Uma pergunta que nós fizemos no início do processo e que passou a fazer parte do briefing de qualquer campanha da agência. Já dizia um amigo jornalista que o calendário de pautas tem 80 temas e que o desafio é trabalhar esses temas sempre de forma inovadora. Certamente o número não é 80, mas o que importa nessa frase é que os processos são os mesmos sendo oitenta, 120, mil temas e se quisermos fazer diferença temos que inovar sempre na realização de cada um deles.


 Aqui na agência, a escolha do tema de uma campanha passa pelos critérios normais de qualquer redação de jornalismo. Novidade, proximidade, efeméride, entre outros. Qualquer critério precisa levar em conta o interesse público para atrair o interesse da audiência. A experiência já nos diz os temas que normalmente costumam "bombar" em cada época do ano. Onde, então, a tecnologia poderia nos ajudar na abordagem de maior interesse do público naquele momento? a resposta encontramos com o uso do Google Trends, uma ferramenta que ajuda muito nesse momento porque ela mostra uma linha do tempo sobre o comportamento das pessoas nas buscas sobre os temas. E assim conseguirmos identificar a curva do interesse público sobre determinado assunto. O raciocínio é bem simples, não adianta falar de laranja se as pessoas querem saber de melão. Desse modo, conseguimos estabelecer a conexão entre experiência e tecnologia para gerar resultados.

O laboratório foi o nosso próprio site

Precisávamos testar na prática não só esse modelo de construção de campanhas como também modelos de monitoramento de resultados, antes de colocar o sistema à disposição dos nossos clientes. Claro, usamos o nosso próprio site. Já havíamos feito todo o processo de modernização da identidade visual. O novo site, com linhas mais modernas e arrojadas, Menos estático e com mais movimento, bem ilustrado e com mais produções de vídeo, estava pronto para servir de cobaia. No dia 28 de julho, fizemos o lançamento oficial e começamos a trabalhar com rotinas que estivessem de acordo com o conceito híbrido que chamamos de tecnologia intuitiva. 

Não chegamos a definir metas de resultados porque não tínhamos parâmetros. Mas, internamente, a gente trabalhava com algo em torno de 100% no crescimento de acessos ao site. Claro, que fomos surpreendidos ao atingir esse crescimento em menos de 48 horas. Pulverizada a nossa meta (não revelada), só nos restou observar o comportamento dos números. 1000% em uma semana até fechar o primeiro mês de testes com 3.900% de aumento no tráfego do site. 

A visibilidade maior veio acompanhada do interesse do mercado em conhecer os nossos produtos e serviços. Pedidos de propostas aumentaram consideravelmente no último mês e o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos veio do próprio Google com uma mensagem destacando o comportamento dos números do nosso site. Tudo orgânico e com um trabalho bem definido e orientado. Um golaço pra gente se orgulhar. 

Na casa do ferreiro o espeto tem que ser de ferro

Essa foi a maior lição desse processo. Cumprimos o que manda a fórmula, boas práticas de SEO, qualidade e volume na produção de conteúdo, interação da informação entre todas as mídias, geração de backlinks tudo sendo feito de forma científica. 

E lá fomos nós galgando posições no ranking da busca orgânica. E com isso, referendando na prática o nosso conceito. E Reproduzimos esse conceito no trabalho para alguns dos nossos clientes. Os resultados também não tardaram a aparecer. Todos eles já estão na primeira página da busca orgânica. A comunicação teve um propósito e ele foi alcançado, mas e agora? como converter tráfego em negócios para a empresa? Mas esse é tema para outro blog. 

Não deixe de ler nossos artigos e acompanhar com a gente os erros e acertos das nossas campanhas.

veja também:


https://bit.ly/32AcOEK


https://bit.ly/3khKBsu


https://bit.ly/32CCsJ1


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