• Ageimagem

O frio chegou trazendo dores nas articulações? Entenda o porquê!

Especialistas esclarecem o assunto e dão dicas sobre como lidar com o problema



Foto: Internet


Com a chegada do inverno, as pessoas podem ficar mais suscetíveis às dores musculares, principalmente no caso de quem já apresenta doenças crônicas. Em entrevista ao Portal Viver Bem, especialistas explicam o porquê das dores aparecerem nesta estação e o que fazer para amenizá-las.


Na época mais fria do ano, as pessoas tendem a se movimentar menos e a ficar mais encolhidas, o que aumenta a rigidez das articulações, provocando dor. O especialista André Mansano pontua que uma das consequência desse conjunto de fatores é a contração dos vasos sanguíneos.


“Essa reação do corpo dificulta a circulação sanguínea, não somente dos músculos, mas também de tecidos como a pele e as articulações, podendo causar espasmos musculares”. O #clienteage esclarece que os nossos ossos são protegidos por uma cartilagem e que, durante o frio, ela acaba encolhendo e provocando a sensação dolorosa.

Durante a reportagem, especialistas deram dicas sobre como amenizar as dores no inverno. Confira!


  • Agasalhe-se adequadamente usando luvas, toucas e botas para proteger as mãos, orelhas e pés;

  • Saunas úmidas ou secas ajudam a manter o corpo aquecido; Massagens e compressas quentes auxiliam na ativação da circulação;

  • Faça alongamento para relaxar e evitar contraturas musculares;

  • Consuma alimentos e bebidas quentes, como sopas, chás e cafés.


6 dúvidas sobre dores no inverno



1- Os inchaços que ocorrem em partes do corpo, como as articulações, são um sinal de um problema ortopédico? Nem sempre, são mais significativos problemas reumatológicos, sendo importante a avaliação por parte de um especialista.



2- Como diminuir o inchaço? Vai depender da causa e é preciso atuar para eliminar a causa. uma medida simples é fazer a posição de Trendelenburg: elevar as pernas em extensão para que a força da gravidade auxilie o retorno do líquido acumulado na região inflamada. Se houver um componente vascular, as meias elásticas são indicadas, dependendo da intensidade e frequência deste inchaço. Se o problema persistir procure o médico.



3- Tomar banho quente e sair de casa em seguida pode causar algum tipo de problema ortopédico? Nenhum.



4- Quando está frio temos uma tendência de diminuir o esforço físico e ficar parado muito tempo numa posição, isso pode causar algum tipo de problema? sim, uma contratura muscular e articular de maior intensidade, gerando um círculo vicioso onde o imobilismo gera mais imobilismo e dor e imobilismo, e assim por diante.



5- Que cuidados práticos podemos tomar mesmo diminuindo a carga de exercícios? Respeite seu limite de dor e de capacidade do organismo. Sempre faça um bom aquecimento antes e após qualquer atividade física. Não se esqueça de procurar ajuda de um profissional médico para ter um bom diagnóstico e obter os melhores resultados.



6- É certo usar compressas quentes ou frias para tratar a dor nas articulações? Sim, especialmente se houver um inchaço (edema) associado, indicamos este tipo de “banho de contraste", ou seja, três minutos de calor, mais um minuto de frio, e um minuto alternando até completar trinta minutos, pois desta maneira conseguimos ativar a circulação, através da vasodilatação e vasoconstrição dos vasos e consequentemente diminuir a dor e o edema . De uma maneira geral nas dores agudas com edema geralmente orientamos o frio ou contraste e nas dores crônicas, acima de três meses de duração, sem edema ou calor e se houver inchaço a compressa fria. O tempo terapêutico é de vinte a trinta minutos.


Acesse a entrevista completa em: Portal Viva Bem/ UOL

Posts relacionados:

O site da Revista Veja SP falou sobre as dores nas costas. Elas aumentam no frio?


Especialista responde dúvidas sobre os tipos de dores


6 visualizações0 comentário