top of page
  • Foto do escritorAgeimagem

Peso e aparecimento de pelos no corpo podem estar relacionados a doença de Larissa Manoela

A Atriz anunciou nas Redes Sociais que foi diagnosticada com SOP

- a Síndrome dos Ovários Policísticos



Créditos: Pixabay


A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) afeta de 20% a 30% das mulheres na idade fértil. É a causa mais frequente de disfunção da ovulação, o que leva desde a ausência da menstruação e ciclos menstruais irregulares até infertilidade.


Os cistos nos ovários são pequenas bolsas que contém material líquido e que podem aparecer em qualquer parte do corpo. "Os ovários policísticos possuem várias dessas pequenas bolsas – 12 ou mais em pelo menos um dos ovários. Quando não tratada, a SOP pode aumentar o risco para doença cardiovascular, diabetes e câncer", explica o Dr. Alfonso Massaguer - Diretor da Clínica Mãe de Fertilização Humana.


Os sintomas da SOP incluem acne, aparecimento de pelos no corpo, queda de cabelo, aumento de peso, irregularidade menstrual e infertilidade, o que não significa que uma paciente deva ter todos os sintomas descritos. Além disso, a resistência à insulina passa a ser outra característica marcante.


A avaliação dos ovários é realizada por meio da ultrassonografia e, após a constatação, sempre deve ser considerada a perda de peso em pacientes obesas, o que proporciona melhora do colesterol, da pressão arterial e da resistência à insulina, além de excesso de acne e pelos. "A partir dessa normalização, há a restauração dos ciclos menstruais e da fertilidade", completa o especialista.


Leia também nos principais portais.



13 visualizações0 comentário
bottom of page