• Ageimagem

Segunda onda de eventos on-line traz com o destaque Festival de Teatro só com mulheres em cena

A nova edição do Yoniarte está marcada para o próximo dia 30 de abril com apresentações curtas e temáticas



Foto: divulgação


A nova onda de contaminações pelo coronavírus intensificou a campanha #fiqueemcasa e trouxe de volta uma grande variedade de eventos on-line. O formato que fez sucesso durante a fase mais dura do isolamento social do ano passado, volta agora com uma série de apresentações especiais. O Festival Yoniarte foi criado para fazer frente a necessidade de criar novos modos de experienciar as manifestações culturais. Nesses tempos em que a aglomeração ainda é proibida, os programas culturais ficam limitados e as artistas e os artistas precisam se reinventar para levar arte para as pessoas. “Alguns dos principais interesses do festival é manter ativo o setor da economia cultural desaquecido atualmente; promover encontros e articulações entre artistas e público; impulsionar reflexões sobre o universo da arte; e potencializar as manifestações artísticas de mulheres, conferindo-lhes voz, autonomia e lugar de destaque”, afirma a atriz, Raisa Mousinho, uma das idealizadoras do projeto.


Apresentações on-line

O Festival Yoniarte será transmitido por meio da plataforma Zoom. O público precisa reservar um lugar no evento com realização ao vivo e on-line, para viver a experiência de estar num teatro. No palco virtual, as atrizes irão se revezar em apresentações de 5 a 10 minutos de duração, com diferentes temas trazidos pelas mulheres artistas convidadas e que dialogam com esse tempo que vivemos. A 4ª edição do Festival Yoniarte, no próximo dia 30 de abril, irá começar às 20 horas com apresentações das atrizes Beatriz Pizarro e Coletivo 22, Cláudia Barbot, Daianna Pupe, Helena Haman, Lorena Lima, Livia Laso, Soraia Arnoni e Tatiana Sobral. O festival é voltado para o público maior de 18 anos. “Reunimos apresentações de variados solos cênicos. As atrizes apresentam suas criações, que permeiam o híbrido universo do teatro, performance, música, dança, canto, entre outras áreas”, acrescenta a atriz Lorrana Mousinho, também responsável pelo Festival.


O sucesso das outras edições

A primeira edição do Yoniarte aconteceu em agosto do ano passado e o sucesso da iniciativa foi imediato. Todos os ingressos foram esgotados e houve uma repercussão enorme nas redes sociais. As demais edições repetiram o formato e o sucesso. Em 3 edições foram mais de 20 mulheres atuando na cena virtual e oferecendo ao público uma nova maneira de viver a experiência teatral. "O Yoniarte é também uma alternativa importante para os profissionais que trabalham na indústria cultural. Uma oportunidade de gerar receita e manter em atividade esses artistas, num momento de pandemia que se prolonga e ainda mexe com a vida de todos nós", finaliza Lorrana.


Serviço: Dia: 30 de Abril de 2021

Horário: 20hs

Conexão: Plataforma Zoom

Ingressos à venda na Plataforma Sympla:

https://www.sympla.com.br/festival-yoniarte--- 4-edicao 1182352

Realização: CRIA Colaboratório Cultural

Instagram: https://www.instagram.com/criacolaboratorio/

2 visualizações0 comentário