Novembro Azul: o câncer de próstata pode influenciar na fertilidade

A consulta ao especialista ainda é a melhor maneira de estar atento à doença

 

Neste mês, é comemorado o Novembro Azul – campanha nacional de conscientização ao câncer de próstata. A doença é a que mais atinge homens entre 18 e 35 anos de idade, por isso a campanha tem como objetivo orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico urologista com frequência. A consequência de não visitar o especialista é descobrir o câncer em estágio já avançado – o que diminui a chance de cura.

 

Uma das consequências que o câncer de próstata pode trazer para o paciente é o comprometimento de sua fertilidade. Uma saída para resolver esse possível problema é fazer o congelamento dos óvulos. Jovens com câncer de testículo, linfomas e outros tipos de tumores podem preservar a fertilidade do homem. Por causa do congelamento de óvulos, o câncer de próstata não significa mais a infertilidade.

 

“Na maioria das vezes, entre o diagnóstico e a realização da cirurgia para retirada dos testículos, seguido pelos tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, quanto mais tempo o paciente demora para fazer o congelamento do espermatozoide, mais compromete seu futuro reprodutivo”, informa o Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista obstetra e diretor clínico da Clínica Mãe.

 

O congelamento do sémen é indicado para jovens que serão submetidos a quimioterapia, radioterapia, terapias imunossupressoras para doenças autoimunes, além de pacientes que farão a vasectomia – pois podem mudar de ideia a respeito da paternidade com o tempo.  

 

“Alguns profissionais que convivem com alta exposição a produtos químicos, pesticidas, radiações e mergulhadores são indicados a realizar o congelamento de espermatozoides”, revela a ginecologista e obstetra da Clínica Mãe, Dra. Paula Fettback.

 

O congelamento é uma técnica simples e que apresenta excelentes resultados, possibilitando gerar filhos no futuro com a ajuda da Reprodução Assistida.

 

Please reload

DEU NA MÍDIA

Tratamentos para infertilidade devem ser adiados p...

1/10
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Please reload

Arquivo
Please reload

Ageimagem  |  Comunicação

 

Rua Jandiatuba, 630, cj 511

Centro Empresarial Jardim Sul

Morumbi  |  São Paulo  |  Brasil

Telefone: 11 2985-9823/9824

contato@ageimagem.com.br

Av. das Américas, 11.365, A3 Offices - 2º Andar  |Barra da Tijuca  | Rio de Janeiro

Telefone: 21 2146-2337/2143-0128

contato@ageimagem.com.br

  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean

2020 © por AgeImagem