top of page
  • Foto do escritorAgeimagem

Volta às aulas: mochila deve ter até 10% do peso da criança para evitar problemas na coluna


Matéria do Portal Extra

voltaasaulas.jpg

Todos os anos, em época de volta às aulas, a cena se repete: a criançada pede a mochila da moda, enquanto os pais se preocupam se o modelo escolhido é adequado. Mais importante do que o tipo do acessório, no entanto, é a maneira como ele vai ser usado. Segundo o ortopedista e especialista em coluna Rogério Vidal Lima, o volume carregado nunca deve ultrapassar 10% do peso corporal. Caso contrário, há risco de aparecimento de dores, desconforto muscular e, sobretudo, alterações na postura.

Atentar para a sobrecarga é importante porque, conforme os pequenos avançam de série na escola, é comum que a quantidade de material a ser levado aumente.

— Com o peso correto e bem posicionada, a mochila de costas é a melhor, porque mantém a postura mais alinhada. Mas a de rodinhas não é prejudicial, se a regra dos 10% (para a carga) for respeitada — explica Lima.

O excesso de peso no acessório pode contribuir para o desenvolvimento de problemas na coluna, como a cifose. Bastante comum nesses casos, o desvio aparece quando a criança joga o corpo para frente, ao carregar o material escolar. Menos frequente, a lordose também é outro risco da sobrecarga, se o tronco for projetado para trás.

De acordo com o médico, a mochila deve ser trocada à medida que a criança cresce.

— Trata-se de um acessório de vestir. Portanto, deve estar adequado ao corpo. O crescimento também aumenta a capacidade de carregar peso. O ideal é trocar todo ano, ou até duas vezes por ano, principalmente no caso de adolescentes — orienta o ortopedista Rogério Vidal Lima.

como-usar-mochilas.jpg

0 visualização0 comentário
bottom of page